A Secretaria da Segurança Pública coordena, nesta quinta-feira (13), duas operações integradas entre as Polícias Civil e Militar que visam desarticular duas organizações criminosas que atuam no município de Palmeira dos Índios. As ações cumprem 15 mandados de busca e apreensão e também de prisão no município. Até o momento, cinco pessoas foram presas.
Ambas operações são fruto de investigações realizadas pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil em parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base nas representações feitas pela DEIC.
A Operação Escumalha é oriunda de uma investigação que durou seis meses e constatou a participação de um grupo criminoso realizando crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foram cumpridos seis mandados de prisão e cindo de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nos Conjuntos Brivaldo Medeiros, Edval Gaia e bairros, Vila Nova e Centro.
O termo Escumalha significa escória e representa as ações de combate a práticas criminosas pelas forças de segurança pública.
Já a segunda operação foi batizada de Alto do Cruzeiro e cumpre quatro mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações realizadas pela DEIC e o 10º Batalhão, ficou constatada a atuação no tráfico de drogas de um grupo criminoso no bairro Alto do Cruzeiro, em Palmeira.
Em uma das prisões realizadas pela operação Escumalha houve um flagrante e foram apreendidos com um indivíduo um revólver, 10 munições calibre 38, 28 munições calibre 22, uma balança de precisão, quatro celulares e 33 gramas de cocaína.
Todos os presos e os materiais apreendidos foram levados para Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios para os devidos procedimentos.
Efetivo empregado
Foram empregados policiais militares do 10º Batalhão, Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), 11° Batalhão, Canil do 3º Batalhão e 4ª Companhia Independente.
Já a Polícia Civil participou com a Diretoria de Polícia Judiciária Área 03 (DPJ-03), policiais da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios e do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (TIGRE). O Grupamento Aéreo da SSP também deu suporte às equipes em solo.
A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir com o trabalho da Segurança Pública realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas, dentre outros, por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas e o sigilo é garantido.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621