Envolver a comunidade e discutir os principais problemas relativos à criança e ao adolescente, esse foi um dos objetivos discutidos durante o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado nesta terça-feira (22), no espaço da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Participaram do evento os secretários municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), articuladora estadual do Selo em Alagoas Salete Barbosa, articuladores de outros municípios e mobilizadores no município.
Como parte da metodologia do Selo Unicef, propõe-se que o município mobilize, organize e crie espaços de participação de adolescentes . Para o Presidente do CMDCA Charles Barbosa, o evento significa a luta pelos direitos da criança e adolescentes. “Estamos unidos para garantir o direito das nossas crianças e adolescentes. Palmeira dos Índios tem vestido a camisa e voltado o olhar para as necessidades do nosso publico. Foi formulado propostas que salvarão vidas. Quantas violência tem roubado a segurança não só das nossas crianças e adolescentes. Precisamos de políticas que garantam o futuro de cada uma e é para isso que estamos aqui” disse o presidente.
Em um dos momentos, mobilizadores do Selo revisaram os indicadores sistêmicos de impactos de cidadania dentro do município, revisaram e avaliaram de forma participativa o Plano de Ação Municipal, que será executado ao longo desta edição.
Para a articuladora do Selo UNICEF no município Graça Sandes, o evento é importante para a sociedade avaliar e opinar nas políticas públicas.” Chegou o momento de envolver a comunidade na construção de políticas públicas de garantia de direitos de crianças e adolescentes dicutindo os principais problemas com base nos indicadores sociais e no diagnóstico participativo”, disse Graça Sandes.
O público participou das discussões e opinou quanto à situação da criança e adolescente. Tudo foi anotado para gerar um documento que será cobrado o cumprimento a cada instituição responsável.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621