Após as declarações da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em afirmar que o governo federal deve anunciar a homologação de novas terras indígenas nos próximos dias, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar se pronunciou sobre o caso: “se houver a demarcação, que seja justa para todos”, disse o prefeito durante entrevista à rádio 92,5 FM.
“Como prefeito eu sou um mediador, eu nem puxo para os fazendeiros e nem puxo para os índios. Um ato de demarcação é muito sério. Você tirar as pessoas do lugar que estão, então que a união indenize essas pessoas, para que essas pessoas possam comprar uma terra em outro lugar, se é que a gente vai avançar com isso”, defendeu o prefeito Júlio Cezar.
Ouça a entrevista completa acima concedida ao Repórter Everton Luís
O recém-criado Ministério dos Povos Indígenas, sob o comando de Sonia Guajajara (PSOL), pretende encaminhar para conclusão, nos primeiros meses de governo, processos demarcatórios de 13 terras indígenas nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul.
São territórios marcados por conflitos pela posse da terra e que já cumpriram todas as etapas da regularização, livres de entraves judiciais. Aguardavam apenas a homologação por parte do Executivo. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie o reconhecimento federal das novas áreas nesta sexta-feira (28), durante sua visita ao Acampamento Terra Livre.
Confira a lista de áreas a serem homologadas e os municípios:
Aldeia Velha em Porto Seguro (BA)
Kariri-Xocó em Porto Real do Colégio (AL)
Potiguara de Monte-Mor em Rio Tinto (PB)
Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios (AL)
Tremembé da Barra do Mundaú em Itapipoca (CE)
Morro dos Cavalos em Palhoça (SC)
Rio dos Índios em Vicente Dutra (RS)
Toldo Imbu em Abelardo Luz (SC)
Cacique Fontoura em São Félix do Araguaia (MT)
Arara do Rio Amônia em Marechal Thaumaturgo (AC)
Rio Gregório em Tarauacá (AC)
Uneiuxi em Santa Isabel do Rio Negro (AM)
Acapuri de Cima em Fonte Boa (AM)
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621