Os serviços nas agências do Banco do Brasil em Alagoas estarão suspensos durante esta sexta-feira (29). A paralisação ocorrerá em todo o Brasil em protesto dos bancários contra a reestruturação anunciada pelo banco, sem negociação prévia com os trabalhadores e o movimento sindical, no dia 11 de janeiro.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Algaoas, a proposta foi aprovada por 95% dos funcionários que participaram de assembleia realizada na última segunda-feira (25), com funcionários de todo Brasil.
O plano de reestruturação prevê o fechamento de centenas de agências, postos de atendimento e escritórios em todo o país, além da demissão de 5 mil funcionários e a extinção do caixa. Na prática, isso também representa o desmonte do banco público, prejudicando ainda mais o atendimento à população.
"Essa é uma greve que precisa ser de dentro para fora. Precisamos transformar toda a nossa indignação em ação. Precisamos defender, como diz o ditado popular com 'unhas e dentes' esse patrimônio que é do povo brasileiro e não podemos entregá-lo para a iniciativa privada com o viés único do lucro pelo lucro. É necessário resistirmos, sob pena, de deixar acontecer um prejuízo enorme para o país, para o povo, para o banco e para os bancários e bancárias”, falou o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos, em texto publicado no site da entidade.
Lucro
Enquanto banco público, além de ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e econômico do país com o financiamento da casa própria, o FIES (Financiamento Estudantil), a agricultura familiar e o agronegócio, o Banco do Brasil é altamente lucrativo, mesmo durante a crise da pandemia do coronavírus.
O lucro líquido do BB nos primeiros nove meses de 2020 foi de R$ 10,189 bilhões. No 3º trimestre de 2020, foi de R$ 3,482 bilhões, com crescimento de 5,2% em relação ao 2º trimestre do mesmo ano.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621