02/09/2025 17:23:12
Alagoas
Alagoas está entre os três piores estados no ranking nacional de inovação
Ranking nacional de inovação revela atraso de Alagoas em comparação a outros estados
Agência BrasilAlagoas está entre os três piores Estados no ranking nacional de inovação, aponta INPI
Todo Segundo

Alagoas aparece entre os três últimos colocados no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), divulgado nesta terça-feira (02) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em uma escala de 0 a 1, o estado registrou nota 0,148, ficando em 3º lugar, à frente apenas de Maranhão (0,127) e Acre (0,122).

Na outra ponta da lista, São Paulo lidera com folga, alcançando 0,872 pontos — quase três vezes acima da média nacional, que é de 0,296. Além dos paulistas, outros cinco estados superaram esse índice: Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368).

O resultado reforça as dificuldades de Alagoas em avançar na área de inovação e tecnologia, diante de limitações como baixo investimento em pesquisa, carência de mão de obra qualificada, fragilidade na infraestrutura tecnológica e dificuldade de acesso a crédito e capital de risco.

Apesar do resultado ruim, o INPI destaca que Alagoas está entre os sete estados que reduziram a distância em relação a São Paulo nos últimos dez anos, mostrando sinais de uma melhora gradual, ainda que insuficiente para mudar de posição no ranking.

Na divulgação do índice, o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, destacou que há um processo de desconcentração da inovação no país.

“A inovação deixou de ser exclusividade dos grandes centros e se espalhou para outras regiões, atraindo investimentos e impulsionando novos negócios. Estamos vendo o avanço do empreendedorismo e o surgimento de polos de startups em todo o Brasil, fortalecendo esse processo de desconcentração produtiva”, afirmou.

Mesmo com essa tendência nacional, Alagoas ainda não conseguiu avançar no mesmo ritmo que estados como Santa Catarina e Paraná, que escalaram posições expressivas nos últimos dez anos.

O Ibid é inspirado no Índice Global de Inovação (IGI), elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Na edição de 2024, o Brasil ficou em 50º lugar entre 133 países — uma queda em relação a 2023, quando ocupava a 49ª posição. Ainda assim, o país aparece como o melhor da América Latina, à frente de Chile (51º) e México (56º).

O levantamento considera pilares como instituições, capital humano, infraestrutura, negócios, conhecimento, tecnologia e economia criativa. São analisados aspectos relacionados a crédito, educação, ambiente regulatório, sustentabilidade, ativos intangíveis e criação de conhecimento.

Analistas defendem que, para sair da última faixa do ranking, Alagoas precisa intensificar políticas públicas voltadas à inovação, ampliar investimentos em educação tecnológica e criar um ecossistema mais favorável para startups e empreendedores. O desafio é transformar os avanços ainda discretos em resultados capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.