16/03/2022 19:01:27
Alagoas
Alagoas realiza quarto transplante de fígado pelo SUS do estado
A cirurgia de Alta Complexidade, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada na Santa Casa de Maceió
Olival Santos Alagoas realiza quarto transplante de fígado pelo SUS do estado
Ruana Padilha

Alagoas realizou nas primeiras horas desta quarta-feira (16) o quarto transplante de fígado desde o credenciamento do Estado para realização desse tipo de procedimento, em abril de 2020. A cirurgia de Alta Complexidade, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada na Santa Casa de Maceió, credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o procedimento, conforme a Portaria Federal N°313, expedida em sete de abril de 2020.

A paciente, uma mulher de 54 anos, natural da cidade de Matriz de Camaragibe, sofria com doença policística e aguardava há dois meses na fila de espera da Central de Transplante de Alagoas. A lista de transplantes é única, tem ordem cronológica de inscrição e os receptores são selecionados para receber os órgãos em função da gravidade ou compatibilidade sanguínea e genética com o doador.

O transplante ocorreu de forma satisfatória e atualmente a paciente encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi extubada e o fígado está fluindo bem. O doador era um homem de 42 anos que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O órgão foi doado após a confirmação da morte encefálica, por meio de três exames de constatação, e a entrevista familiar positiva.

"Realizamos o quarto transplante de fígado da história de Alagoas. Nosso Estado vive um novo momento e vamos seguir firmes levando saúde para quem mais precisa. Não vamos medir esforços para proporcionar o aumento das doações e transplantes de órgãos no nosso Estado. A vida de cada alagoano é importante e nosso objetivo é ampliar as ações para vê-los deixar a fila de espera”, enfatizou o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, comemorou a realização de mais um procedimento no Estado e ressaltou a importância dos doadores avisarem os familiares do desejo da doação. “A doação foi autorizada na terça e, nesta madrugada, realizamos o quarto transplante de fígado no Estado. O procedimento foi realizado sem intercorrências e a paciente já se encontra em plena recuperação. É importante ressaltar que doar órgãos é um ato de amor. Por isso reforçamos o pedido que avisem seus familiares do desejo de ser um doador”, disse.

Ainda segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, o Estado possui, atualmente, 473 alagoanos na fila de espera por um transplante, sendo que mais de 363 aguardam córneas, 101 esperam por um rim, seis por um fígado e três por um coração.

Transplante de Órgãos – O doador vivo pode doar um rim, medula óssea, parte do fígado (em torno de 70%) e parte do pulmão (em situações excepcionais). Já um único doador falecido pode salvar mais de oito vidas, podendo doar coração, pulmão, fígado, os rins, pâncreas, córneas, intestino, pele, ossos e válvulas cardíacas.

No Brasil, para doar um órgão basta comunicar à família sobre o desejo de ser doador para que a família possa autorizar posteriormente. Mas a recusa familiar ainda é alta e se torna um dos principais motivos para que um órgão no Brasil não seja doado: mais de 43% das famílias recusaram a doação de órgãos de seus parentes após morte encefálica comprovada, em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.