A relação permanentemente conflituosa entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os Calheiros ganhou um novo episódio nesta terça-feira (08). Lira, perdeu um aliado que ocupava um cargo estratégico na Infra S.A. Gustavo Lopes de Souza foi exonerado da estatal onde exercia as funções de procurador jurídico.
A Infra S.A. é vinculada ao Ministério dos Transportes, hoje comandado pelo senador licenciado, Renan Filho. Lopes havia sido nomeado para a estatal, em fevereiro deste ano pela presidente em exercício na época, Mariana Pescatori. Sua exoneração foi assinada pelo atual presidente, Jorge Luiz Macedo Bastos.
Renan Filho, e seu pai, o senador Renan Calheiros, são os principais adversários políticos de Lira em Alagoas. O movimento ocorre em um momento decisivo no Congresso Nacional e pode impactar até a análise de medidas consideradas essenciais pelo governo Lula (PT), aliado dos Calheiros.
Coincidência ou não, o mesmo Gustavo Lopes exonerado da Infra S.A. ocupou, no governo Bolsonaro, a Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O cargo era uma indicação do PP, partido de Lira.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621