Em Alagoas, a baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue tem preocupado as autoridades de saúde. Das 43,7 mil doses recebidas, apenas 26,8 mil primeiras doses foram aplicadas, e pouco mais de 1,4 mil pessoas retornaram para a segunda dose.
Dados preliminares do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) mostram que o Brasil registrou 2,2 milhões de primeiras doses de vacinas aplicadas contra a dengue. No entanto, há apenas 636 mil registros de segundas doses.
A vacina, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, exige duas doses com um intervalo de três meses. No entanto, o público-alvo tem demonstrado baixa adesão à imunização completa.
Além da vacinação, o Ministério da Saúde reforça que as ações de combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti, continuam sendo cruciais. A população potiguar deve manter os cuidados, como vedar recipientes de água, usar telas em janelas e colaborar com os agentes de saúde em ações preventivas.
O Portal Todo Segundo manteve contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para eventuais manifestações sobre o assunto e aguarda retorno.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621