18/04/2023 18:12:23
Alagoas
Aprovados declarados negros do concurso do Ifal tem até dia 22 para enviar documentos
A convocação dos candidatos autodeclarados negras e negros para a banca foi publicada na última segunda-feira, dia 17 de abril
AssessoriaCandidatos autodeclarados negros do concurso do Ifal devem enviar documentação até dia 22
Assessoria

Os candidatos aprovados no concurso do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) referente ao Edital nº 162/2022 que se autodeclararam negros e optaram por concorrer às vagas reservadas às pessoas negras, deverão passar pela etapa de banca de heteroidentificação do concurso. E estes candidatos autodeclarados negros devem enviar suas documentações em formato digital, de acordo com as regras publicadas no nº 162/2022, impreterivelmente até as 23h59min do próximo sábado, dia 22 de abril.

A convocação dos candidatos autodeclarados negras e negros para a banca foi publicada na última segunda-feira, dia 17 de abril. A realização da banca de heteroidentificação é de responsabilidade do Ifal e todas as informações sobre o processo já estão disponíveis nos sites www.fundepes.br e www.copeve.ufal.br, juntamente com o Edital nº 162/2022.

Não haverá prorrogação nos prazos e quem não enviar a documentação perderá o direito à disputa pelas vagas das cotas raciais. “Todas as informações sobre este envio e sobre os passos rumo à banca de heteroidentificação, realizada pelo Ifal, estão no edital do concurso. É fundamental que os candidatos consultem este documento e sigam as normas lá apresentadas”, afirmou Luiza Cabral, gerente de concursos da Fundepes.

Nas bancas de heteroidentificação, os candidatos cotistas são avaliados por uma comissão especializada constituída pelo Ifal, assegurando o direito do acesso de negros e negras ao funcionalismo público como previsto na legislação. O objetivo da heteroidentificação racial é garantir que os candidatos que ingressarem nas vagas reservadas para pessoas negras sejam realmente negras. Assim, diminui-se a possibilidade de fraudes no sistema de cotas. Desde 2014, a Lei 12.990 prevê a reserva aos candidatos negros de 20% das vagas oferecidas em concursos do serviço público federal.

Organizado pela Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa) em parceria com a Copeve (Núcleo Executivo de Processos Seletivos) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o concurso do Ifal referente ao Edital nº 162/2022 contou com mais de 4 mil inscritos e provas em 5 de março. A oferta de vagas foi para os cargos de Assistente de Aluno; Técnico de Tecnologia da Informação; Bibliotecário – Documentalista; Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.