A campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo priorizar debates sobre o suicídio e tratá-lo como um importante tema de saúde pública. Em Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, quem precisa de atenção e cuidados com a saúde mental pode conseguir através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O município oferece assistência através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Unidades Básicas de Saúde e o Ambulatório de Saúde Mental, que presta atendimento ambulatorial de psiquiatria e psicologia através de agendamento nas UBS. Os CAPS contam equipes multiprofissionais de médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, educador físico, farmacêutico, terapeuta ocupacional e assistentes administrativos.
Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha deste mês vem com o objetivo de promover uma reflexão sobre o tema. Ela também reforçar que o acompanhamento por parte dos serviços públicos de saúde e assistência é fundamental para fazer a diferença na vida de quem só quer ser ouvido e acolhido.
Confira a programação completa:
15/09, das 15h às 17h
Mobilização no Bosque das Arapiraca junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Centro de Amor à Vida (CAVIDA).
20/09
Manhã: Ação de conscientização no CAPS Nise da Silveira
Noite: Palestra sobre a Rede de Atenção Psicossocial para Prevenção do Suicídio em Arapiraca, no I Congresso Lasma – Liga Acadêmica de Saúde Mental do Agreste
21/09
Participação no Fórum Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, em Maceió
22/09, manhã
Mobilização no Centro Administrativo, percorrendo as Secretarias Municipais, com o objetivo de ampliar a visibilidade do tema, além de apoio e incentivo aos servidores e demais pessoas que circulam no local.
26/09, às 9h
Ação no CAPS AD com caminhada até a Área Verde e realização atividades físicas
27/09, às 15h
Momento de integração da Superintendência da Atenção à Saúde (SAS), em alusão à campanha, no Bosque das Arapiracas
29/09, das 11h às 13h
Encerramento do Setembro Amarelo no Arapiraca Garden Shopping em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Procure ajuda
Transtornos psiquiátricos, estresse, experiências traumáticas, histórico familiar e até uma perda de emprego podem ser motivos que levam uma pessoa a desenvolver depressão e ansiedade, o que pode levar ao suicídio. Este é um problema que, além de ser questão de saúde, abrange diversos aspectos, de socioeconômicos a culturais.
Para a secretária Jackelline Barbosa, a prevenção ao suicídio é uma responsabilidade compartilhada. “Família e amigos devem se educar sobre sinais de alerta comuns, como mudança drástica de comportamento ou isolamento social, mas também é importante se comunicar de forma empática, evitando julgar ou minimizar o sentimento deles. Além disso, é fundamental incentivar a busca de ajuda profissional”, explica.
Além da assistência prestada pela Prefeitura, o arapiraquense também pode conseguir ajuda por meio do Centro de Valorização à Vida (CVV), que realiza atendimento voluntário de forma gratuita e sob sigilo total. E-mail e chat funcionam 24 horas por dia, todos os dias, é só ligar 188 ou acessar www.cvv.org.br.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621