Arapiraca recebeu, na terça-feira (08), o Selo UNICEF, uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios que avançaram nas políticas públicas de educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente. Esta é a 4ª vez que o Município de Arapiraca é certificado.
Além de Arapiraca, os municípios alagoanos de Palmeiras dos Índios, Maragogi, Craíbas, Penedo, Igaci, Feira Grande, Teotônio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água Grande, Coité do Noia e Taquarana também receberam o Selo UNICEF. Ao todo, 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira foram certificados pelo Selo UNICEF. Estes municípios conquistaram avanços maiores do que os demais em suas regiões em indicadores de saúde, educação e assistência social.
De acordo com a enfermeira Patrícia Santana, responsável técnica pela Diretoria de Qualidade da Comunidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca e articuladora municipal do Selo UNICEF, essa certificação internacional é mais um marco para a cidade de Arapiraca e comprova os avanços alcançados pelo Município nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social.
Segundo Patrícia Santana, para receber a certificação do Selo UNICEF, o Município precisou fortalecer, de forma efetiva, as políticas públicas de saúde, educação e assistência social e alcançou os indicadores de impacto social e resultados sistêmicos estipulados pelo Unicef no período de 2017 a 2020. Ela explica ainda que o Município de Arapiraca comprovou avanço nos seguintes Resultados Sistêmicos:
Programa Busca Ativa Escolar; programas de melhoria do estado nutricional das crianças e adolescentes; acesso ao pré-natal garantido; ações de promoção aos direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/Aids voltadas para jovens e adolescentes; estratégia para a redução da distorção idade-série; estratégia de promoção da igualdade racial implantada na rede escolar municipal; primeira infância valorizada; sistema único de assistência social; situações de violência e trabalho infantil prevenidas e notificadas no município; serviços de atendimento socioeducativo em meio aberto disponíveis no município; implantação de ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência; mecanismos de escuta e participação da sociedade, em especial às crianças e adolescentes.
No total, 1.924 municípios de 18 estados participaram da iniciativa no Brasil, que compreendeu o intervalo de 2017 a 2020. No período, 1.735 municípios implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, programa lançado pelo Unicef em 2017, que tem por objetivo mitigar os fatores que contribuem para a exclusão escolar, isto é, que impedem crianças e adolescentes em idade escolar de frequentar as aulas.
“É com imensa alegria que recebemos essa conquista, onde Arapiraca conseguiu cumprir com respeito e compromisso a efetivação das políticas públicas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Foi uma preocupação coletiva, uma construção intersetorial, um trabalho de articulação em rede, com avanços nas políticas públicas”, ressaltou Patrícia Santana.
O resultado da certificação do Selo UNICEF – edição 2017-2020 foi divulgado ao vivo, na manhã desta terça-feira (08), através da página do Unicef Brasil AQUI.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621