17/05/2025 12:26:02
Alagoas
Asfalto mal feito vira obstáculo no Juca Sampaio e moradores cobram providências
Tabuleiro de quebra-molas: obra mal executada revolta comunidade em Palmeira dos Índios
Todo SegundoTabuleiro de quebra-molas: obra mal executada revolta comunidade em Palmeira
Todo Segundo

Moradores do bairro Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, vêm reclamando da péssima qualidade da reposição do asfalto nas ruas onde foram realizadas obras de saneamento pela Águas do Sertão.

Desde o início das intervenções, que visam melhorar o sistema de abastecimento e tratamento de esgoto, os residentes denunciam que o recapeamento não está sendo feito de forma adequada, causando transtornos e insegurança.

Segundo os moradores, o asfalto que foi remendado após as obras ficou irregular e cheio de ondulações, formando verdadeiras lombadas artificiais que dificultam a passagem dos veículos e aumentam o risco de acidentes.

“Depois que quebraram a rua para fazer o serviço, deixaram tudo mal acabado, cheio de buracos e com o asfalto tão irregular que virou um verdadeiro tabuleiro de quebra-molas. Destruíram, acabaram. A gente paga nossos impostos certinho e não merece ser tratado com tanto descaso”, desabafa José Carlos, morador do bairro há mais de 15 anos.

Além das ondulações, moradores relatam buracos e desníveis constantes no pavimento, problemas que têm causado danos a veículos e aumentado o risco de acidentes. O temor é que, com a falta de uma reposição adequada, a infraestrutura local se deteriore rapidamente, trazendo mais prejuízos para a comunidade.

Responsabilidade e fiscalização

O Portal Todo Segundo entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura de Palmeira dos Índios e com a Águas do Sertão. Até o momento, a pasta da Infraestrutura não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Já a concessionária Águas do Sertão se posicionou por meio de nota:

Nota da Águas do Sertão

"A Conasa Águas do Sertão reafirma seu compromisso com a população de Palmeira dos Índios e com a qualidade dos serviços prestados.

Estamos cientes dos transtornos temporários causados pelas obras de saneamento básico e temos intensificado a cobrança junto às empresas contratadas para minimizar esses impactos.

Todas as não conformidades serão corrigidas e estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura para encontrar soluções que acelerem o processo de execução das obras, garantindo maior agilidade na recomposição das vias.

O diálogo com a gestão municipal tem sido fundamental para aprimorarmos nossos métodos de trabalho, sempre visando o bem-estar da população.

Destacamos que as intervenções em andamento são necessárias para a implantação da infraestrutura de saneamento da cidade, trazendo benefícios duradouros para todos os cidadãos."

O que dizem os especialistas

Especialistas em obras públicas alertam que a falta de fiscalização rigorosa durante a reposição do asfalto pode acarretar sérios problemas estruturais, elevando os custos futuros com reparos e comprometendo a mobilidade e segurança da população.

"Quando o recapeamento não é bem executado, a tendência é que a pavimentação se deteriore rapidamente, gerando um ciclo constante de obras e gastos, além de prejudicar quem depende dessas vias para o dia a dia", explica o engenheiro civil Ricardo Almeida.

Moradores exigem solução

Enquanto aguardam a vistoria da prefeitura e uma resposta efetiva da Águas do Sertão, os moradores do Juca Sampaio seguem unidos na cobrança por melhorias.

Para eles, o direito a um ambiente urbano seguro e com infraestrutura adequada deve ser respeitado, especialmente quando obras públicas são realizadas com recursos da população.

"Queremos que as ruas do nosso bairro sejam recuperadas com qualidade e durabilidade. Não adianta só tapar buraco para depois ter que consertar de novo. É investimento que beneficia a todos", conclui uma moradora que não quis se identificar.

A expectativa é que, com a pressão da comunidade e a atuação dos órgãos competentes, a situação seja regularizada em breve, devolvendo ao bairro Juca Sampaio um asfalto digno e seguro para todos.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.