O colorido do São Jão deu lugar ao preto e branco da Agremiação Sportiva Arapiraquense, o ASA de Arapiraca, no arraiá comunitário do bairro Bom Sucesso. A paixão pelo principal clube de futebol da cidade fez com o “ArraisAsa” nascesse, em 2010, e após muitos anos sem a festa, a comunidade voltou a celebrar o São João. E o futebol.
O percursor da festa foi o funcionário público Brás Cândido, que é natural de Palmeira dos Índios, mas desde os 13 anos mora em Arapiraca. Ele conta que se tornou presidente da Associação Comunitária do bairro em 2009, e em 2010 realizou pela primeira vez o “ArraiAsa”, participando do Concurso de Resgate às Tradições Juninas da Prefeitura de Arapiraca.
“Sou fanático pelo Asa, tanto eu como meus filhos, e aí eu pensei em fazer essa homenagem, e fiz seguidamente por três anos. Aí depois disso a gente parou, e agora voltamos as atividades com a história e a homenagem ao ASA de novo. Sou de Palmeira, mas eu gosto mesmo é do ASA, sou filho de Arapiraca”, diz ele.
A homenagem ao alvinegro arapiraquense esteve espalhada por todo o palhoção, com a bandeira do clube ao centro do espaço e bandeiras em preto e branco penduradas por toda a parte. O colorido só veio com a apresentação da junina Mandacaru, da própria comunidade.
Quem encerrou a noite foi a jovem Mariana, rainha do milho. Aclamada por amigos e familiares, a rainha da comunidade encerrou a noite que marcou o retorno do arraiá. Segundo a organização, a ideia é que a festa volte a fazer parta dos arraiás comunitários anualmente, afinal o São João é a festa que celebra as paixões do nordestino, e o futebol, sem dúvidas, é uma delas.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621