O Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, é uma data para lembrar a importância de falar, esclarecer, conscientizar e estimular o diálogo a respeito do tema, além de promover ações efetivas na prevenção ao suicídio, contudo é uma ação permanente na luta Pela Vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, são registrados, todos os anos, aproximadamente 1 milhão de casos de óbitos por suicídio e, no Brasil, cerca de 12 mil. O número é bem maior por causa da subnotificação, que ainda é uma realidade. Em todo o mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos, e quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
Com a pandemia, cresceu o alerta. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou em 2020, o “Resumo de políticas sobre a Covid-19 e a saúde mental”. Os relatórios indicaram um aumento nos sintomas de depressão e ansiedade em vários países, e a ONU destacou a necessidade de aumentar urgentemente o investimento em serviços de saúde mental.
Para contribuir na sensibilização da temática, a Legião da Boa Vontade está realizando, no decorrer de todo o mês de setembro, assistência por telefone com os pais, responsáveis e idosos, assistidos pelos serviços da Instituição. A psicóloga da entidade, Fernanda Costa, esclarece como tem sido o atendimento psicológico e social com os assistidos pela LBV. "Estamos conversando por telefone com os nossos assistidos, sempre levando mensagens de empoderamento para enfrentar esse momento desafiador, e também, acolhemos por meio da escuta qualificada. E quando percebemos que os nossos beneficiados necessitam de uma visita domiciliar, vamos com a Equipe de Referência, obedecendo todas as medidas sanitárias", afirma.
Há 71 anos, a LBV, trabalha pela valorização do ser humano, promovendo ações que enaltecem o Amor e o respeito à vida. O assunto é abordado por meio de diversas atividades, tais como palestras, fóruns e entrevistas com especialistas, com o objetivo de sensibilizar os atendidos e a população em geral.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621