Após um paredão desabar no Lago de Furnas, região do Capitólio em Minas Gerais, no último final de semana, onde 10 pessoas morreram e 27 ficaram feridas, o governo de Sergipe informou, nesta segunda-feira (10), que vai acionar o governo de Alagoas para que seja realizada, em parceria, uma inspeção nos Cânions de Xingó, que ficam na divisa entre os dois estados.
O local é um dos dos pontos turísticos mais visitados de Sergipe e Alagoas, recebendo centenas de pessoas diariamente.
Segundo o secretário de estado do turismo de Sergipe, Sales Neto, a meta é fazer um estudo preventivo envolvendo os dois governos, órgãos de segurança e universidades.
"É importante ressaltar que as condições do Cânion de Xingó é totalmente diferente das do Capitólio em Minas Gerais. Nós não temos cachoeiras passando por cima dos Cânions, não temos correntes de água e os índices de chuva de Sergipe e Alagoas são muito mais baixos do que os de Minas Gerais. Portanto, é uma questão de prevenção", explicou.
Xingó
Os Cânions de Xingó foram formados pela hidrelétrica entre os municípios Canindé do São Francisco (SE) e de Piranhas (AL). São 62 km² de espelho d'água e em alguns locais a profundidade chega a 170 metros.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621