01/11/2018 14:36:26
Alagoas
Chama suspende atendimento de pacientes com câncer por falta de repasse estadual
Atendimento no hospital de pacientes diagnosticado com o câncer é feito através do Sistema Único de Saúde (SUS)
Todo Segundo Essa é a terceira suspensão de atendimento a pacientes com câncer do Chama
Jefferson Almeida / Todo Segundo

O Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), situado em Arapiraca, suspendeu, nesta quinta-feira (01), o atendimento do setor de oncologia, ou seja, que trata de pacientes com câncer, por falta de verbas que teriam que ser repassadas pelo governo de Alagoas.

O atendimento no hospital de pacientes diagnosticado com o câncer é feito através do Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona da seguinte forma: 35% dessa verba é cedida pelo município de Arapiraca e 65% pelo Estado.

O Portal Todo Segundo entrevistou a médica Bertha Mendes, diretora do setor de oncologia, e explicou que os constantes atrasos no repasse de verbas impede que o atendimento funcione de forma adequada. “O atraso dos pagamentos é referentes a outubro, novembro e dezembro de 2017. O município diz que tem os 35% do recurso, mas os outros 65% do Estado não estão sendo repassados, o que compromete a verba que passada em conjunto. Só recebemos verba até junho deste ano, não dá para arcar com exames, consultas e medicamentos desta forma”, disse a diretora do setor.

Diretora do setor de oncologia, Bertha Mendes, explica motivo de suspensão no atendimento (Arquivo/Todo Segundo)

Essa é a terceira suspensão de atendimento a pacientes com câncer do Chama. Em janeiro e maio deste ano, o hospital suspendeu o atendimento pelo mesmo problema.

A reportagem tentou entrar em contato com a Secretária de Saúde do Estado (SESAU), mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.