12/11/2025 16:43:32
Alagoas
Crescimento dos serviços no país impulsiona turismo e logística em Alagoas
Transportes e viagens aéreas lideram expansão e reforçam a economia alagoana
Jonathan Lins/ Secom MaceióEm Alagoas, o turismo tem se consolidado como um dos motores da economia
Todo Segundo

O setor de serviços — o que mais emprega no Brasil e um dos pilares da economia alagoana — registrou crescimento de 0,6% na passagem de agosto para setembro, completando oito meses consecutivos de alta e atingindo o maior patamar da série histórica. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado do ano, o avanço chega a 3,3%, e no comparativo com setembro de 2024, a expansão é de 4,1%. Em relação ao período pré-pandemia de covid-19, o setor está 19,5% acima do nível de fevereiro de 2020.

Entre as cinco atividades analisadas, três cresceram no mês: transportes, armazenagem e correio (1,2%), serviços de informação e comunicação (1,2%) e outros serviços (1,6%). Já os serviços prestados às famílias e os profissionais e administrativos recuaram 0,5% e 0,6%, respectivamente.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o setor de transportes — responsável por mais de um terço do índice geral — tem sido o principal motor do crescimento. O avanço é impulsionado pelo transporte de cargas e pelo transporte aéreo de passageiros, que se beneficiam da safra recorde de 2025 e da expansão do comércio eletrônico.

“Há uma correlação direta entre o aumento da receita das empresas de transporte e o escoamento da safra agrícola”, destacou o pesquisador.

Em Alagoas, o impacto é visível: o Porto de Maceió tem registrado aumento na movimentação de cargas, especialmente grãos e derivados, e o aeroporto Zumbi dos Palmares ampliou o fluxo de passageiros neste segundo semestre, fortalecendo o turismo e os serviços associados, como hospedagem e alimentação.

O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) também apresentou avanço, com alta de 0,1% em setembro e 5,7% no acumulado de 2025. Nos últimos 12 meses, o crescimento chega a 6,6%, mantendo o setor 11,5% acima do nível pré-pandemia.

O bom desempenho está ligado ao maior número de voos e viagens nacionais, resultado da recuperação da renda das famílias e da redução nos preços das passagens aéreas.

Em Alagoas, o turismo tem se consolidado como um dos motores da economia. Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo, o estado vem registrando ocupação hoteleira acima de 80% em diversos períodos de 2025, com destaque para Maceió, Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Com os números do IBGE, o setor de serviços consolida-se como termômetro do comportamento econômico brasileiro, especialmente por reunir mais de 160 tipos de atividades, que vão de tecnologia da informação e estética a logística e hotelaria.

Em Alagoas, o crescimento nacional reforça as expectativas de manutenção do ritmo de contratações no fim de ano, período de alta demanda nos segmentos de turismo, transporte e comércio, essenciais para a geração de emprego e renda no estado.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.