O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro. O verdadeiro objetivo da comemoração é conscientizar as grandes empresas de radiofonia, assim como as rádios comunitárias, quanto ao valor do acesso à informação e à liberdade de expressão no setor de comunicações.
Mas, seja para escutar rock, pagode, pop, MPB, clássica ou, de quebra, ficar por dentro das notícias com exclusividades, nada mais nostálgico e divertido do que mergulhar nas ondas da Rádio Viva FM 92,5. “Nesse momento de pandemia, o rádio presta um grande serviço à população. O poder do dispositivo é tão grande que, mesmo com os avanços tecnológicos, ele não foi extinto (e nunca será). Viva o Dia Mundial do Rádio e vida longa ao rádio”, comemora o radialista Djalma Lyma, diretor geral da Viva FM de Palmeira dos Índios.
Origem do Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.
O rádio no Brasil
A primeira transmissão radiofônica no país ocorreu em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário da independência, onde o discurso do então presidente, Epitácio Pessoa foi transmitido aos poucos receptores do rádio no território.
No ano seguinte em 1923, Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e naquele mesmo ano foi fundada a Rádio Educadora Paulista, primeira emissora do Estado de São Paulo.
O desenvolvimento de fato do rádio no Brasil teve início na década de 30, com a assinatura do decreto por parte do presidente Getúlio Vargas, que autorizava a veiculação de propaganda paga, e em contrapartida as emissoras brasileiras transmitiriam o Programa Nacional.
Após isso o rádio continuou se desenvolvendo, até se tornar o principal meio de comunicação em massa no país, chegando à época de ouro, onde a transmissão de radionovelas, grandes coberturas jornalísticas, inclusive da segunda guerra e performances musicais, chegavam às casas da grande maioria dos brasileiros.
Com o advento da televisão, muitas produções que até então eram feitas para o rádio migraram para a tevê, mas o rádio se adaptou, mudou seu jeito de comunicar e continua sendo um dos maiores veículos até hoje.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621