O eclipse parcial da Lua foi visto no céu da cidade de Arapiraca, Agreste de Alagoas, nos primeiros minutos desta quarta-feira (18). As imagens foram feitas por um fotógrafo do Portal Todo Segundo, por volta das 00h10.
O fenômeno corre quando apenas uma parte da Lua fica encoberta pela sombra da Terra. Durante o eclipse parcial, o satélite natural entrou na penumbra da Terra, ficando até 3,5% obscurecida.
O eclipse também foi visível na América do Norte, na Europa, em grande parte da África, da Ásia Ocidental e partes da Antártida. A duração total do eclipse foi de quatro horas e seis minutos, com a fase parcial durando uma hora e três minutos.
O que é um eclipse lunar parcial:
De acordo com a plataforma de observação astronômica Starwalk Space, durante o evento, apenas 3,5% da Lua pareceu escurecida, como se um pequeno pedaço tivesse sido arrancado. A maior parte do eclipse foi penumbral, ou seja, o disco lunar escureceu levemente ao passar pela sombra penumbral da Terra, enquanto um “mordisco” escurecido apareceu em uma borda da Lua ao atravessar a sombra umbral.
Quando a Lua se posiciona totalmente na umbra, ocorre um eclipse lunar total. Já quando somente uma parte dela se encontra na umbra e a outra parte na penumbra, isso caracteriza um eclipse lunar parcial.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621