Por maioria, os docentes que participaram da assembleia geral online da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), realizada nesta segunda-feira (31), se posicionaram a favor do ensino remoto na Ufal, levando em conta as considerações apresentadas pela diretoria da entidade na assembleia, e dispostas ao final desta matéria.
A reunião, iniciada por volta das 9h30, foi realizada através da plataforma online Google Meet e se estendeu até às 14h10, havendo apresentação das pautas pela mesa diretora e discussão sobre o tema pelos associados e associadas.
Ao final, foi realizada a votação de três propostas que foram feitas ao longo da assembleia, resultando na contabilização de 101 votos pela aprovação do ensino remoto na Ufal, 22 votos pela não aprovação do ensino remoto, e 52 votos para suspender a proposta de ensino remoto e realizar um diagnóstico após retomar o debate no Conselho Universitário (Consuni).
O resultado e as discussões dessa assembleia serão apresentados pela Adufal, nesta terça-feira (1), na reunião do Consuni que tem como pauta o ensino remoto na Universidade. A assembleia teve a participação de 250 pessoas, sendo este número o limite estabelecido pela plataforma online.
“A Adufal procurou democratizar ao máximo o debate sobre o tema do ensino remoto, ouvindo e discutindo com sua base ao longo desse tempo em 6 plenárias virtuais e uma assembleia geral. A partir da deliberação da categoria tomada hoje, iremos sistematizar as propostas apresentadas e fazer as proposições devidas no âmbito do Conselho Universitário, bem como apresentar uma minuta específica de resolução sobre a carga horária docente, procurando assegurar a garantia dos direitos para o conjunto dos/as professores/as nesse momento de absoluta excepcionalidade que estamos atravessando. A categoria está de parabéns pela riqueza dos debates”, afirma o presidente da Adufal, Jailton Lira.
Outras propostas apresentadas na assembleia devem ser encaminhadas para o e-mail da entidade até as 17h desta segunda (31), pois serão sistematizadas, divulgadas e apresentadas ao Consuni pela representação sindical.
Considerações da diretoria Adufal sobre Ensino Remoto na Ufal
1 – Ensino Remoto é entendido como algo provisório, de caráter excepcional;
2 – O acesso universal dos estudantes à internet se constitui pressuposto central para sua realização;
3 – A Instituição deve fornecer as condições tecnológicas necessárias aos docentes e aos estudantes: cursos de formação continuada para docentes, tutoriais para estudantes, plataforma virtual oficial;
4 – A instituição deve assegurar as condições de trabalho e uso da plataforma: segurança jurídica aos docentes, proteção da privacidade e propriedade intelectual dos docentes;
5 – Adoção pela instituição de plataforma de software livre, onde há maior transparência e possibilidade de controle e registro da instituição sobre as atividades de ensino.
Para isso, devem ser levadas em consideração as seguintes condições:
Acesso ao código fonte, liberdade de desenvolvimento e adaptação às necessidades do usuário e de divulgação das cópias.
Adoção do conceito de cultura livre e ciência aberta, reprodutibilidade da produção intelectual.
6 – Aos docentes não devem ser atribuídas, em nível individual, responsabilidades fundamentalmente institucionais, tais como: definição da oferta acadêmica, número de turmas, disciplinas e de alunos por turma, componentes curriculares que podem ou não ser ofertados em ensino remoto, bem como a matrícula.
Tais atribuições pertencem ao CONSUNI, Colegiados de Cursos, PROGRAD, DRCA e não devem ser repassados aos docentes.
7 – Produção de Regulação da Carga Horária Docente durante a excepcionalidade do ensino remoto, que contemple na contabilização da CH total de cada componente curricular:
Hora-aula registrada para o componente curricular;
Hora de interação online docente/estudantes;
Hora atividade: período complementar de trabalho para desenvolvimento do componente curricular ofertado dedicado às atividades de estudo, planejamento, avaliação, formação continuada, debate e organização do processo educativo daquela unidade acadêmica ou curso(s) ao(s) qual(is) está vinculado/a o/a docente.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621