16/03/2020 17:18:22
Alagoas
Em três dias, Mutirão de Cirurgias agenda 801 procedimentos em Arapiraca
Durante as quatro ações que aconteceram em Maceió e em Arapiraca, foram atendidas, até agora, 4.525 pessoas
Agência AlagoasJosé Lisboa da Silva, de Girau do Ponciano, foi um dos pacientes que agendou procedimento em Arapiraca
Agência Alagoas

Na quarta edição do Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) em Arapiraca, foram agendados 801 procedimentos, beneficiando a população do Agreste e Sertão. De quarta-feira (11) até sexta-feira (13) foram realizadas consultas, exames e triagens pré-operatória.

Como vem ocorrendo nos mutirões que a Sesau realizou em Maceió, nos bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, a demanda foi grande em Arapiraca, com uma média de mais de 300 pessoas sendo atendidas diariamente. No espaço que funcionou no Centro do município, uma estrutura foi montada para atender a população.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, essa é mais uma ação para atender uma demanda reprimida que havia, beneficiando a população mais carente dos bairros populosos de Maceió e, nessa última edição, os alagoanos do Agreste e Sertão. “A demanda tem sido grande nos mutirões que foram realizados e, nesse último, também. As equipes da Sesau atuaram de forma eficaz e eficiente, desde a triagem até o agendamento das cirurgias para hérnia do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada do mioma e pedra na vesícula”, afirmou.

A exemplo dos mutirões que ocorreram em Maceió, a maior parte das cirurgias agendadas foi para mulheres (508), conforme destacou a assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto. Também foram marcados 242 procedimentos para homens e 51 para crianças.

“O mutirão é um esforço que a Secretaria de Estado da Saúde está fazendo para reduzir a fila de espera por cirurgias em Alagoas. A procura estava dentro do esperado, mas, conseguimos atender a todos, assegurando a redução do número de usuários que aguardam por cirurgias eletivas por meio do SUS”, ressaltou.

Durante os quatro mutirões que aconteceram em Maceió e Arapiraca, foram atendidas, até agora, 4.525 pessoas. No total foram agendas 2.616 cirurgias, entre homens, mulheres e crianças.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.