Termina no dia 15 de setembro o prazo para as empresas alagoanas responderem ao questionário das pesquisas econômicas do IBGE. Quem não prestar as informações fica impedido de obter a "Certidão de Quitação de Informações Estatísticas" emitida pelo Instituto, documento fundamental para obtenção de benefícios, financiamentos, empréstimos e participação de licitações junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e outras instituições públicas de fomento.
Compõem o grupo das cinco pesquisas econômicas estruturais a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Industrial Anual de Empresas (PIA-Empresas) e a Pesquisa Industrial Anual de Produto (PIA-Produto). Todas são feitas por amostragem e somam 3.945 empresas alagoanas no total. Até o momento, contudo, pouco mais de 50% das selecionadas para a amostra responderam ao questionário, o menor índice entre todos os estados da região Nordeste.
A pesquisa investiga, entre outros indicadores, os aspectos salariais, de rendimentos e o número do pessoal ocupado do setor. Os dados do questionário são referentes ao ano de 2021 e fundamentais para a composição do PIB de Alagoas. Não há compartilhamento de informações com a Receita Federal.
"As informações prestadas são fundamentais para calcular a riqueza de Alagoas e seus municípios, mas também ajudam na tomada de decisões empresariais assertivas e confiáveis. Os dados prestados são confidenciais e não são publicados individualmente", explicou o supervisor das pesquisas econômicas em Alagoas, Praxedes da Silva.
Como responder às pesquisas
Desde abril, a equipe do IBGE entra em contato com empresários e contadores para explicar o que é a pesquisa para a qual a empresa foi selecionada, além da importância de respondê-la. O questionário da pesquisa deve ser baixado no site do Instituto, através de um link fornecido por e-mail. Após o preenchimento das informações, o informante deve enviar o arquivo pela mesma página da internet.
Para esclarecimentos ou informações, as empresas devem entrar em contato pelo telefone (82) 98151-8695 ou pelo e-mail: [email protected].
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621