A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) lançou, nesta quarta-feira (26), uma campanha alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado anualmente em 26 de junho. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos e consequências do uso abusivo de álcool e de outras drogas, além de promover a cultura de prevenção.
O cronograma de atividades contempla capital e interior com ampla adesivação de carros, buscas ativas por dependentes químicos, distribuição de panfletos informativos sobre o tratamento oferecido pela Rede Acolhe, além de campanha de sensibilização nas redes sociais com o objetivo de alcançar um público mais amplo e diversificado.
“O combate às drogas é uma batalha constante que exige a participação de toda a sociedade. A iniciativa da Seprev busca informar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos das drogas e a importância da prevenção. Enquanto gestão estadual, acreditamos que ações educativas fazem a diferença para a redução do impacto dessas substâncias químicas na vida das pessoas e, consequentemente, para a redução da violência em nosso estado”, afirma a titular da pasta, Paloma Tojal.
A superintendente de Política Sobre Drogas da Seprev, Lideilma Alves, ressalta que a dependência química é um problema de saúde pública e chama a atenção para a necessidade de alertar a população sobre o tema. “A dependência química é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que, além de prejudicar a saúde do dependente, fere as relações pessoais e provoca uma série de prejuízos sociais que poderiam ser evitados. Por isso, convidamos a sociedade alagoana a juntar-se a nós, aderindo à campanha de adesivação com o tema adotado: a vontade não vale o risco”, afirmou a superintendente.
Lideilma Alves destacou, ainda, que o Governo de Alagoas tem empreendido esforços para auxiliar pessoas que desejam vencer a dependência química de maneira efetiva. Todos os anos, a Rede Acolhe tem ajudado milhares de pessoas a escrever uma nova história de vida.
“A ajuda profissional é fundamental para quem deseja superar o vício, seja em álcool ou outras drogas. A Rede Acolhe conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras que disponibilizam um total de 750 vagas para homens, mulheres e adolescentes, a partir dos 12 anos, que tenham o desejo de superar o vício e retomar a vida de maneira positiva”, informou Lideilma Alves.
ATENDIMENTO
Se você busca tratamento para si ou para algum conhecido, o atendimento pode ser feito de forma presencial em um dos três Centros de Acolhimento, situados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou solicitando a visita técnica das equipes itinerantes pelo telefone 0800 280 9390.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621