Nem as chuvas que caíram nesta quinta-feira (16), impediram os católicos fizessem a passeata de Corpus Christi pelas ruas de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas. Antes, uma missa lotou o Ginásio de Esportes da Escola Estadual Humberto Mendes.
Os católicos também não mediram esforços para fazer os tapetes coloridos, feitos de serragem, flores e até mesmo materiais recicláveis, para manter a tradição. A chuva ameaçou estragar a festa, mas não conseguiu.
Depois da celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Manoel Oliveira, os fiéis saíram em procissão pelas ruas com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Diocesana, no centro da cidade.
"É uma chuva de bênçãos. Hoje é dia de celebrar o corpo de Cristo e estamos sendo abençoados. Só estarmos todos vivos e com saúde em um momento em que muitas pessoas estão adoecendo ou morrendo em guerras é motivo mais que suficiente para celebrar", disse Maria Célia.
O evento foi marcado por uma campanha de doação de alimentos, com o tema: "Pão em todas as mesas". As doações arrecadadas serão destinadas às famílias em vulnerabilidade social. A ação, incentivada pela CNBB, teve o intuito de promover um gesto solidário simbólico na Festa de Corpus Christi, expressando a comunhão eclesial e a unidade na prática da caridade.
No Corpus Christi a Igreja Católica comemora solenemente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o único dia do ano em que Jesus, na hóstia consagrada, sai às ruas em procissão. Nesse dia especial para a Igreja Católica, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia, no qual o próprio Senhor se faz presente como alimento na caminhada de cada cristão.
Devido à pandemia da Covid-19, o município não realizou as festividades nos anos de 2020 e 2021, período em que houve apenas uma missa no interior da Catedral Diocesana.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621