Embora o carnaval tenha sido cancelado, devido ao aumento de casos de COVID-19 (Ômicron) e síndrome gripal, o estado continua recebendo um número alto de turistas. E consequentemente o número de reclamações tende a aumentar, com isso o órgão intensificou as fiscalizações, em bares, restaurantes e hotéis, localizados na capital.
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-AL), retomou na segunda-feira (14), a operação verão/carnaval 2022, iniciada em dezembro de 2021. A ação tem como intuito coibir irregularidades na prestação de serviços a turistas e consumidores locais, iniciando da praia da Pajuçara até a praia de Jacarecica.
É comum nesta época do ano, denúncias de práticas abusivas como a “taxa de consumação mínima”, aumentar, como, também, cardápios com valores diferentes de períodos anteriores. “Nós do Procon/AL assumimos o compromisso de intensificar ainda mais nossas fiscalizações, durante todo o verão, nos principais pontos turísticos do estado, a fim de coibir os abusos contra os consumidores”, relatou Daniel Sampaio, Diretor-presidente do Procon/AL.
“Essa fiscalização é para garantir a prestação de serviço adequado aos consumidores. Esta ação acontece todos os anos neste período, verificamos principalmente se os estabelecimentos estão de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor.” disse a assessora técnica da fiscalização, Adelaide Fernandes. O resultado final da operação será apresentado no início da semana que vem, a semana do carnaval.
O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br/
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621