27/06/2022 18:42:58
Alagoas
Governo Federal decreta situação de emergência em Palmeira dos Índios
Cidade sofrera com chuvas intensas que caem desde o último mês
Assessoria / ArquivoUma mulher morreu soterrada em Palmeira dos Índios após uma pedra rolar e cair sobre a casa dela
Todo Segundo

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (27), a situação de emergência no município de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas. A cidade sofrera com chuvas intensas que caem desde o último mês. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os fatores que diferenciam o estado de calamidade de uma situação de emergência são as questões de resposta e o tamanho da destruição. Entre os municípios, além de Palmeira dos Índios, estão: Alenquer e Monte Alegre, no Pará; Taió, em Santa Catarina; Montanha, no Espírito Santo; Rio Fortuna, em Santa Catarina; Pérola, no Paraná; e Jaguaratema, no Ceará.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados devido às fortes chuvas.

Palmeira dos Índios, registrou o maior acumulado de chuvas entre as cidades brasileiras dentro do período de 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foram 84 milímetros de chuva entre às 12h do domingo (6) e às 12h da segunda-feira (7), deste mês. Uma mulher morreu soterrada após uma pedra rolar e cair sobre a casa dela, provocando o desabamento da mesma no bairro Maçonaria. A filha dela, uma adolescente e o esposo ficaram feridos.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.