O governo federal reconheceu a situação de emergência por causa da seca em apenas na cidade de Canapi, dos municípios 102 do Estado de Alagoas. A decisão foi publicada nesta terça-feira (17), no Diário Oficial da União.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil entendeu que apenas a cidade Canapi, Sertão de Alagoas, sofre devido à falta de chuvas e, por consequência, o baixo volume de água nas reservas hídricas do município.
O decreto foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolf Barreiros, e também reconhece a situação em outras cidades afetadas pela estiagem no Nordeste, como Cajazeirinhas e Monteiro, na Paraíba; e Poço Redondo e Tobias Barreto, em Sergipe.
Com o estado de emergência, os gestores públicos podem contratar serviços diretamente, sem a necessidade de licitação, para acelerar o atendimento à população.
No entanto, a Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados pelos municípios. Com a aprovação, uma nova portaria será publicada, detalhando o valor a ser liberado para cada cidade.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621