04/04/2025 14:30:06
Alagoas
HEA promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Encontro reforçou a importância da notificação compulsória de doenças e atualizou protocolos para garantir um atendimento mais seguro e eficiente
AssessoriaHospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Assessoria

O Serviço de Epidemiologia do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) iniciou uma série de trabalhos de sensibilização com a equipe do setor para reforçar a importância da notificação compulsória de doenças e agravos, bem como a atualização dos protocolos de atendimento. O encontro ocorreu no auditório da instituição hospitalar e contou com a participação das profissionais do setor, que receberam orientações sobre procedimentos essenciais para a eficácia das ações de vigilância epidemiológica.

A coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar (SEH), Ana Lúcia Alves, destacou que a sensibilização faz parte do planejamento anual da equipe e tem como objetivo reciclar conhecimentos e alinhar as práticas do setor às diretrizes do Ministério da Saúde. “Iniciamos com a nossa equipe, revisando os procedimentos diários, e depois ampliamos para os profissionais da emergência, e, posteriormente, para outros setores, como internação, Unidade de Terapia Intensiva e centro cirúrgico. Isso garante que todos tenham acesso às informações atualizadas e possam atuar de maneira padronizada e eficiente”, afirmou a assistente social.

Entre os temas abordados na sensibilização estão os protocolos de atendimento antirrábico humano, acidentes com animais peçonhentos, notificação e investigação de casos de intoxicação exógena e violência, além da vigilância de acidentes de trabalho graves e exposição a material biológico. Foram reforçadas ainda as diretrizes para o monitoramento de doenças como meningite, tuberculose, dengue, hepatites, tétano, Covid-19 e Influenza.

Ela explicou que a notificação compulsória de doenças e agravos é um procedimento essencial para o controle de surtos e epidemias, garantindo que as informações cheguem às autoridades sanitárias municipais, estaduais e ao Ministério da Saúde. O Hospital de Emergência do Agreste é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco de Alagoas.

ATUALZAÇÃO

Ana Lúcia também ressaltou a necessidade de constante atualização dos profissionais da saúde, especialmente devido às mudanças nos protocolos de atendimento. “Temos novos profissionais ingressando nas equipes e é fundamental que eles estejam familiarizados com os agravos e com as ações de vigilância epidemiológica. Essa capacitação garante que o atendimento prestado seja eficiente e seguro para os pacientes”, completou Ana Lúcia.

Para a enfermeira Danielle Siqueira Chalub, a sensibilização foi essencial para integrar a equipe e aprimorar o serviço prestado. “Eventos como esse são importantes e necessários para atualizar os profissionais e garantir que a qualidade do atendimento se mantenha sempre elevada”, afirmou.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou o papel essencial da epidemiologia na prevenção e controle de doenças, não apenas dentro do hospital, mas também como uma ferramenta estratégica para a sociedade. “Através das notificações conseguimos traçar um perfil dos pacientes e das doenças que chegam ao hospital, permitindo que os municípios tenham informações concretas para criar campanhas educacionais e medidas preventivas. Esse trabalho impacta diretamente a saúde pública e ajuda a reduzir casos graves”, disse Bárbara.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.