O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou, nesta quarta-feira (25), uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde de Arapiraca e de instituições hospitalares que farão parte da Rede de Atendimento a Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade hospitalar faz parte do programa “AVC Dá Sinais”, lançado esta semana, pelo governador Renan Filho.
A gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, explica que o hospital será referência para AVC Isquêmico, quando há obstrução na artéria que impede o oxigênio de chegar a células cerebrais. Este tipo de AVC é mais comum que o hemorrágico e representa cerca de 80% de todos os casos de AVC.
“O Hospital de Emergência do Agreste abraça este serviço para salvar mais vidas. Receberemos pacientes regulados pela Atenção Básica dos municípios e de outros hospitais que fazem parte da rede de atendimento. Passamos a ser referência neste tipo de serviço”, explicou Bárbara Albuquerque.
Ela explicou que são oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizados para o serviço. “As equipes estão treinando há alguns dias para que o paciente que chegue regulado por outro serviço possa ser atendido da forma mais dinâmica possível. Tratamento sendo realizado dentro das primeiras quatro horas de sintomas nos dá uma janela para minimizar sequelas neste paciente”, disse Bárbara.
A intenção da reunião foi iniciar o alinhamento do trabalho para atender o fluxo de pacientes vítimas de AVC Isquêmico. O encontro aconteceu no auditório do HEA e contou com a secretária de Saúde de Arapiraca, Luciana Fonsêca, técnicas da saúde municipal, e representantes do Hospital Regional e do Hospital Chama, ambos localizados em Arapiraca.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621