O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho e o Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), suspenderam, nesta segunda-feira (6), as cirurgias através do SUS pelo programa do Mais Saúde, do Governo de Alagoas.
A decisão de suspender os serviços se deu após o Governo de Alagoas deixar de realizar os repasses dos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Com a falta de pagamento, a equipe médica está se desligando do hospital devido ao atraso dos salários.
Por meio de nota, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho informou: “com o objetivo de manter o pleno funcionamento das cirurgias de urgência, venho informar que a partir do dia 08/02/2023 os procedimentos de ‘Cirurgia Geral’ do SUS e do Programa Mais Saúde estarão suspensos por tempo indeterminado. Os pacientes que buscarem este hospital para realização de procedimentos já agendados, deverão ser orientados a retornar ao seu cirurgião para reagendamento”, diz o comunicado.
Também por meio de nota, o Hospital CHAMA diz que a medida também atinge os pacientes de Radioterapia e Quimioterapia que excedem o limite do teto de gastos. “Considerando que sem o referido repasse não há condições de executar os serviços excedentes, principalmente pela falta de equipe profissionais médicos”, diz a nota.
A unidade hospitalar finaliza a nota alegando que o Ministério Público, a Secretaria de Saúde de Arapiraca e a Sesau já foram informados sobre a paralisação dos serviços.
O que diz a Sesau
Sobre o pagamento de serviços oncológicos
A Secretaria de Estado inicia a regularização dos pagamentos aos Hospitais Regional e Chama, ambos localizados em Arapiraca.
Hoje mesmo está prevista a transferência de valores para essas instituições.
A Sesau vai adotar medidas, nos próximos dias, para liberar recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, e assim liquidar as pendências. A Sesau reafirma seus indissociáveis compromissos com a vida e o bem estar da sociedade alagoana.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621