
Uma bebê morreu no último domingo (17), nas dependências da Maternidade Santa Olímpia do Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas. O caso gerou repercussão e levou a instituição de saúde a se manifestar oficialmente por meio de uma nota de esclarecimento.
Segundo o Hospital Santa Rita e a Maternidade Santa Olímpia, desde a admissão da paciente até o período posterior à realização do parto, foram adotadas todas as condutas assistenciais compatíveis com os protocolos clínicos vigentes. A gestante recebeu acompanhamento contínuo de uma equipe multiprofissional, com decisões fundamentadas em avaliação técnica especializada.
A direção da unidade ressaltou que não houve, em nenhum momento, a realização de procedimentos incompatíveis com a prática médica. A instituição informou ainda que toda a assistência prestada encontra-se devidamente registrada em prontuário médico, seguindo os princípios éticos e legais.
O hospital destacou que a mãe da bebê e os familiares estão recebendo acolhimento e acompanhamento psicológico, diante do momento de dor e sensibilidade.
Por fim, o Hospital Santa Rita e a Maternidade Santa Olímpia reafirmaram o compromisso com a segurança dos pacientes e informaram que permanecem à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.
Veja a nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia manifestam profundo pesar neste momento de dor, e solidariza-se com os familiares, pelo falecimento do recém- nascido ocorrido, recentemente, nas instalações da instituição hospitalar.
A unidade hospitalar reforça que desde a admissão da paciente até após a realização do parto, foram adotadas todas as condutas assistenciais compatíveis com os protocolos clínicos vigentes, com acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional e decisões fundamentadas em avaliação técnica especializada, não acontecendo em nenhum momento retirada ou procedimento não compatível com a atividade médica.
A instituição informa que toda a assistência prestada encontra-se devidamente registrada em prontuário médico, e que foram seguidos todos os procedimento médicos necessários, seguindo os princípios éticos e legais.
O Hospital Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia esclarecem, ainda, que a mãe e os familiares estão recebendo acolhimento e acompanhamento psicológico necessários neste momento sensível.
A instituição reafirma seu compromisso com a segurança dos seus pacientes, permanecendo à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos necessários.
Diretoria
Hospital Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621