A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou suas atividades de coleta de dados em Alagoas na última segunda-feira (18). A POF irá percorrer 2.986 domicílios no estado, distribuídos em 61 municípios, nas regiões da zona da mata, agreste e sertão.
O levantamento, que é a maior pesquisa sobre o tema no país, busca traçar um panorama detalhado dos hábitos de consumo, rendimentos e condições de vida das famílias brasileiras.
Com visitas já programadas em domicílios alagoanos, a POF é uma pesquisa amostral que desempenha um papel fundamental no desenho de políticas públicas e na atualização da base de cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que serve para medir a inflação no Brasil. O período de coleta será de 52 semanas e se estende até novembro de 2025.
Os dados coletados também podem servir para ajustar indicadores sociais e econômicos, como a linha de pobreza e o perfil de gastos das famílias, o que reforça a relevância da participação das comunidades locais. Ao todo, 103 mil domicílios serão visitados em todo o Brasil.
Sigilo das informações e importância da participação da população
Os moradores que receberem os pesquisadores do IBGE serão orientados sobre a importância da pesquisa e terão todas as dúvidas esclarecidas durante a visita. As entrevistas seguem protocolos rigorosos de sigilo e segurança, e os dados são usados exclusivamente para fins estatísticos, sem identificação dos informantes.
Com um recorte detalhado das diferentes realidades econômicas do país, a POF 2024 é essencial para compreender as especificidades regionais, como as características do consumo e os desafios enfrentados pelas famílias alagoanas. Essa é uma oportunidade para Alagoas contribuir diretamente para a construção de um retrato fiel do Brasil e para o planejamento de ações públicas mais eficientes.
Sobre a POF
A Pesquisa de Orçamentos Familiares ocorre aproximadamente a cada 10 anos e é realizada em todos os estados do Brasil. O último levantamento foi realizado em 2017/2018. A edição de 2024 traz inovações tecnológicas e metodológicas que garantem mais precisão e agilidade na coleta e análise dos dados.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621