16/06/2021 17:21:20
Alagoas
Mineração Vale Verde inaugura planta que empregará 600 pessoas no Agreste
Unidade vai produzir 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano
Márcio FerreiraRenan Filho destacou atuação do Estado para atrair negócios de grande porte
Luciana Buarque

Primeira mineradora de metais básicos de Alagoas e o maior investimento privado dos últimos dez anos no estado, foi inaugurada nesta quarta-feira (16) a unidade de beneficiamento de cobre da Mineração Vale Verde em Craíbas, no Agreste alagoano. A planta, instalada nos últimos três anos, recebeu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e vai gerar 600 empregos diretos e 1.800 indiretos na região.

Com incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) para implantação no estado, a Vale Verde operará por, pelo menos, 14 anos e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano. Segundo o governador Renan Filho, a operação - robusta do ponto de vista econômico - será responsável por um percentual significativo do PIB (Produto Interno Bruto) alagoano.

“Esse projeto vai ser muito importante para a geração de riqueza nessa região de Alagoas, sobretudo se conseguirmos atingir o nível de excelência e produção que estamos imaginando”, declarou Renan Filho, destacando o papel do Estado na viabilização de infraestrutura local para garantir a atração de empresas e indústrias desse porte. Na região de Craíbas e Arapiraca, tiveram papel fundamental a melhoria das estradas e o incremento na segurança pública. “Alagoas vive hoje uma grande transformação do Estado, que se prepara melhor para receber investimentos, novos negócios e gerar empregos”, disse o governador.

O CEO da Mineração Vale Verde, Paulo Castellari, agradeceu a confiança do Governo de Alagoas ao relatar que, nos seus mais de 25 anos de carreira, esse foi o Estado com melhor relação de colaboração. “Em mais de dez países construindo mineração, eu tenho toda a segurança e a mão no coração ao dizer que essa jurisdição foi a mais justa, mais correta, a mais focada que eu tive o prazer de trabalhar. Agradeço mais uma vez ao governador Renan Filho e ao secretário de Educação, que na época era nosso secretário de Desenvolvimento, que sempre esteve com a gente, o Rafael Brito”, afirmou.

O reconhecimento por uma das empresas mais modernas e seguras do mundo - ligada ao fundo britânico Appian Capital -, alinhada com os melhores princípios e tendências sustentáveis e de responsabilidade social, foi comentado pelo governador: “Me sinto realizado ao ver que um empreendimento, com executivos que já rodaram o mundo, vem a Alagoas e diz que aqui encontrou o governo mais resolutivo, mais ágil e que atuou de maneira justa para garantir a atuação da iniciativa privada”.

Metal verde - Considerado essencial na economia verde, o cobre é o terceiro metal mais utilizado no mundo. Empregado principalmente no setor elétrico, vem ganhando ainda mais espaço no mercado com o avanço dos carros elétricos.

Presente ao evento de inauguração da mineradora, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, destacou a importância do setor. “Estima-se que nos próximos 40 anos serão necessários investimentos da ordem de R$ 2 trilhões de dólares ao ano para que o mundo consiga realizar minimamente, de modo satisfatório, a transição energética. Nós estamos falando em um PIB brasileiro por ano durante 40 anos, e isso só será possível com empreendimentos como este. Esse não é um empreendimento do presente, é um empreendimento do futuro”, concluiu.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.