O governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, lançou nesta quinta-feira (11), o edital para a contratação do projeto de engenharia e execução das obras de duplicação do trecho urbano da BR-316, em Palmeira dos Índios.
O empreendimento contará com investimento de R$ 33,1 milhões, a fim de que seja criado alternativa viável para desafogar o trânsito na região e assegurar fluidez do tráfego crescente na rodovia. O prazo para conclusão das obras é de 1 ano e 5 meses.
De acordo com o órgão, o projeto prevê serviços de ampliação de pavimento e recuperação asfáltica que contemplam uma extensão de 4,4 quilômetros, sendo 2,9 km de duplicação, além de ciclovia e 1,5 km de vias marginais. Inclui ainda revitalização do pavimento, sinalização, drenagem e iluminação; além de alargamento na ponte do Riacho das Panelas.
Pela configuração prevista, a travessia será dividida em dois segmentos. O primeiro vai do Km 154,80 ao Km 156,30, que permanecerá em pista simples com implantação de marginais.
No segundo segmento, entre os Kms 156,30 e 159,175, haverá obras de duplicação, por se tratar de acesso ao distrito industrial de Palmeira dos Índios; o trecho também receberá ciclovia e passeio para pedestres.
A expectativa é de que a adequação da travessia reduza o número de acidentes na BR-316 e contribua para a melhoria das condições de mobilidade, acesso e circulação de pedestres e ciclistas da região.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) será responsável pela administração das obras.
O edital do processo licitatório lançado nesta terça, não contempla os investimentos para a duplicação da BR-316, do trecho que vai de Palmeira até Chã de Pilar, como já foi anunciada pelo Ministério dos Transportes.
A duplicação da BR-316, é um pedido do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, junto ao ministro dos Transportes Renan Filho.
A empresa responsável pelos registros e levantamentos topográficos já trabalha em vários pontos da rodovia.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621