O prazo para que os criadores de gado confirmem a vacinação do rebanho contra a febre aftosa encerra nesta quarta-feira (30), em todo estado de Alagoas. Essa é a segunda etapa de 2022 da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a meta é vacinar 100% do rebanho alagoano com idade de zero a dois anos de vida. Neste cenário, a Adeal informa que deverá ser imunizado um rebanho estimado em pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos.
A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.
Apesar de o prazo para a vacinação se encerrar nesta quarta, o criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração obrigatória nos escritórios da Adeal. Com o documento, ele comprova oficialmente que os animais foram devidamente vacinados.
No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621