24/09/2020 17:05:28
Alagoas
Prefeitura de Arapiraca leva “Campanha Setembro Amarelo” a espaços públicos
Blitz educativa e de acolhimento ocorreu nesta quinta-feira (24), em um trecho da avenida Ceci Cunha, no bairro Itapuã
AssessoriaArapiraca leva a Campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a espaços públicos
Assessoria

Nesta quinta-feira (24), dentro da programação Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma blitz educativa e de acolhimento em trecho da avenida Ceci Cunha, no bairro Itapuã.

Durante a ação, equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) distribuiram laços da cor símbolo da campanha e panfletos educativos, com dados da Organização Mundial de Saúde e orientação sobre formas de identificação de pessoas sob risco de suicídio e os serviços disponíveis no Município, gratuitamente, para quem precisa de ajuda.

Vestidos da cor amarela, com cartazes, faixa e balões, os colaboradores da atividade chamaram a atenção de motoristas, passageiros e pedestres que passavam no local, cruzamento entre a Avenida Ceci Cunha, próximo à sede do Casp AD, um dos órgãos municipais da Rede de Atenção Psicossocial do Município.

Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca lembra do lema da campanha “Falar é a melhor solução” e ressalta sobre a importância da participação de toda a sociedade para discutir o assunto. Por isso, o Município escolheu espaços públicos com grande circulação de pessoas para levar a campanha.

“Precisamos quebrar o tabu e falar falar sobre os nossos sentimentos, problemas e também escutar. Uma escuta sem julgamentos, sem crítica, apenas procurando entender a dor do outro. Todos nós somos extremamente importantes nesse processo de ficar atentos, de sermos mais acolhedores”, ressaltou Cledja Almeida.

Programação

Desde o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o município inicia as ações pelo Centro Administrativo Municipal e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), referência para os atendimentos das tentativas de suicídio no Município.

Seguindo a programação, blitz educativa em espaços públicos da cidade. A última agendada para este mês acontecerá no próximo dia 30, em trecho da Rua Expedicionário Brasileiro, no bairro Eldorado.

Rede de Atenção

De acordo com Cledja Almeida, o município dispõe de uma rede de atenção para a população. Entre os órgão estão as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira (CAPS II), CAPS AD Amor e Esperança e o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

A coordenadora ainda lembra do trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Quando falamos de prevenção ao suicídio, não podemos deixar de citar o CVV, que é um serviço de apoio emocional gratuito, através de escuta telefônica, 188, 24h por dia”, completou.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.