Os fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/AL realizaram um levantamento de 2020 com 1.411 procedimentos e 678 ações que a equipe realizou antes e durante a pandemia. Divulgado nesta quinta-feira (07), o relatório expõe a quantidade de visitas, autos de infração, constatação, notificação e denúncias resolvidas.
O Procon Alagoas também divulgou na última semana de dezembro, um balanço anual referente aos atendimentos e recebimento das reclamações por parte dos consumidores alagoanos.
Com os estabelecimentos, lojas e comércio fechados no início da pandemia, o órgão não parou de receber reclamações. Desde de março, as equipes de fiscais não deixaram de atender os chamados por meio do whatsapp e 151, verificando as reclamações e indo até aos municípios e visitando os estabelecimentos denunciados.
De acordo com Daniel Sampaio, diretor-presidente do instituto, os números são expressivos porque mesmo durante a pandemia os consumidores não deixaram de exigir os seus direitos.
“Nossos agentes foram a vários municípios do estado e fiscalizaram diversos estabelecimentos. Com a pandemia, nos dividimos e conseguimos ser ainda mais atuantes nas viagens e visitas às cidades para resolução dos chamados por parte da população alagoana, que foi surpreendida com o aumento de alguns produtos nesse período difícil. Desde alimentos até itens de proteção individual passaram por nossa vistoria”, afirmou.
PRINCIPAIS AÇÕES
Dentre as reclamações mais frequentes a alta de preço em alimentos essenciais (arroz, feijão, óleo, leite, etc) e materiais de construção tiveram expressivo número de denúncias por parte dos alagoanos. Além da diferenciação nos itens de segurança sanitária como álcool em gel, luvas e máscaras.
Sobre a atuação do instituto este ano, o coordenador de fiscalização, João Lessa, explicou que o trabalho continua nas diferentes regiões de Alagoas. “Em 2021, os fiscais continuam de plantão realizando ações, vistorias e quando necessário autuações, de acordo com o chamado e solicitação, com intuito de combater qualquer tipo de prática abusiva contra os consumidores alagoanos.”
Em casos de dúvidas ou denúncias, o registro pode ser feito por meio de ligações ao número 151 e por mensagens no WhatsApp: (82) 98876-8297. O atendimento presencial acontece na sede do instituto na Rua do Livramento, no Centro de Maceió ou por agendamento no site:
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621