23/11/2020 16:00:00
Alagoas
Procon Arapiraca recomenda alguns cuidados para as promoções da Black Friday
Preços muito abaixo do que são praticados no mercado são o grande chamariz para que criminosos consigam aplicar seus golpes com sucesso
AssessoriaProcon Arapiraca recomenda alguns cuidados para as promoções da Black Friday
Assessoria

O Procon Arapiraca, órgão administrado pela Prefeitura de Arapiraca, preparou oito dicas para o consumidor que for comprar durante as promoções da Black Friday.

De acordo com a coordenadora executiva do órgão, Cecília Wanderley, é fundamental que o consumidor fique atento às compras pela internet e avalie a reputação do site e da loja virtual.

“Elaboramos oito dicas, que são na verdade conselhos importantes para que o consumidor não caia em qualquer tipo de cilada e seja prejudicado com a compra”, afirmou Cecília Wanderley.

A coordenadora do Procon Arapiraca ressaltou que a equipe do órgão estará de plantão até à meia-noite da próxima sexta-feira (27), por meio do número do WhatsApp (82) 9.9169-7786.

Veja, abaixo, as oito dicas que levarão o consumidor a comprar com segurança e ao número do WhatsApp do Procon Arapiraca para tirar qualquer tipo de dúvida sobre as compras, durante as promoções da Black Friday.

1) Atente-se para as informações obrigatórias

Ao acessar a página de uma loja virtual, procure por dados como identificação completa do fornecedor, com CNPJ, telefone ou formulário para contato, endereço físico e eletrônico, além das características dos produtos.

2) Procure pelo cadeado de segurança

Qualquer informação digitada na internet, como RG ou CPF, pode ser roubada. Em sites que exigem o preenchimento desses dados, a garantia que você terá para que isso não aconteça está no cadeado que aparece no lado esquerdo da sua barra de endereços.

3) Procure por certificados de segurança

Alguns certificados podem não ser totalmente confiáveis, uma vez que muitos selos podem ser copiados de outras páginas sem autorização de uso. Para confirmar que o selo de segurança é verdadeiro, clique sobre ele e aguarde ser redirecionado para a página original da empresa que oferece o certificado. É recomendado que:

4) Pesquise a reputação da loja

Antes de finalizar a compra, verifique o que outras pessoas falam sobre a loja em questão em blogs, redes sociais ou sites especializados, como o Reclame Aqui: www.reclameaqui.com.br

Você também pode tirar essa dúvida junto ao Procon Arapiraca, através do WhatsApp do órgão (82) 99169-7786.

5) Verifique os preços e prazos

Por conta do alto volume de vendas durante esse período, é possível que as empresas aumentem o prazo de entrega para dar conta de todos os pedidos. Além disso, algumas empresas alteram os valores de suas ofertas na véspera para concederem falsos descontos na data. Por isso, é importante desde já realizar buscas em sites e pesquisas de preços dos produtos ou serviços que os consumidores desejem adquirir.

6) Desconfie de preços muito incríveis

A Black Friday está aí para oferecer descontos atrativos aos consumidores. Entretanto, é preciso reconhecer que a loja também tem interesse em vender um produto e ainda obter algum lucro por ele.

Assim, não caia na tentação de comprar um produto por um preço muito abaixo do que é praticado pelo mercado. Se você está em busca de um notebook cujo valor médio é de R$4000,00, desconfie se encontrá-lo por R$500 na oferta de Black Friday.

Preços muito abaixo do que são praticados no mercado são o grande chamariz para que criminosos consigam aplicar seus golpes com sucesso.

Uma dica é você acompanhar a variação de preços do produto que deseja comprar por um determinado período e, assim, se certificar se a oferta do site pode ser compatível com um bom desconto ou uma armadilha.

7) Confira as condições de pagamento e entrega

Ao adicionar produtos ao carrinho, você pode se deparar com algumas surpresas. Dependendo da quantidade de produtos ou ainda das condições de pagamento, os descontos podem sofrer variações. Além disso, algumas regiões podem ter o frete de entrega muito elevado nessa época ou poucas opções de transportadoras. Fique atento às condições de entrega para que seus produtos cheguem em bom estado. Se possível, prefira retirar seu pedido pessoalmente.

8) Fique atento às condições de trocas e devoluções

Nesta época do ano, muitas compras podem ser feitas por impulso, levando o consumidor a reconsiderar a utilidade do produto após a aquisição. Por isso, é importante conferir todos os detalhes dos produtos que você está comprando e checar a qualidade e o estado da embalagem na hora da entrega. Pesquise no site das empresas se elas deixam claro quais são as condições para efetuar Trocas e Devoluções, se os produtos da promoção aceitam trocas e quais são os prazos e regras para os procedimentos.

O Procon Arapiraca estará de plantão até a próxima sexta feira (27), através do WhatsApp (82) 99169-7786 para tirar dúvidas e orientar os consumidores sobre as ofertas da Black Friday.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.