Após a revitalização, a Casa-Museu Graciliano Ramos, um marco histórico e cultural em Palmeira dos Índios, foi destaque em rede nacional no último sábado (24), em uma reportagem especial exibida pela Rede Banderantes.
Uma referência que ganhou o mundo. Enquanto administrou Palmeira dos Índios - entre 1928 e 1930 - Graciliano Ramos carregou nas tintas literárias na hora de pôr na ponta do lápis a prestação de contas nos dois anos em que foi prefeito.
Na reportagem, o repórter Sergio Gabriel destaca os ensinamentos do Mestre Graça, uma análise da atuação do escritor como gestor público, ao ressaltar que o prefeito que virou escritor deixou lições que serve para os prefeitos até hoje.
A reportagem resgata a história desse homem público que virou referência de ética e probidade administrativa, recuperando uma trajetória que serve de exemplo para os difíceis tempos atuais, com centenas de gestores enredados em corrupções pelo Brasil a fora. (Assista o vídeo abaixo).
A Casa
A Casa Museu Graciliano Ramos foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, mas estava fechada a quase uma década, sendo reinaugurada em abril deste ano, pela gestão do prefeito Júlio Cezar. Os recursos para a revitalização do espaço foram obtidos por meio de parceria do Município com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621