A Romaria ao Santuário de Frei Damião no Distrito de Canafistula, em Palmeira dos Índios, que aconteceu neste domingo (10), reuniu milhares de devotos e manteve viva a devoção ao popular líder religioso do Nordeste.
Missas, vigílias e bênçãos marcaram as celebrações, que tiveram início na sexta-feira (08). Mesmo com o forte calor deste domingo, uma multidão se formou ao redor do Santuário em frente à Capela de Nossa Senhora do Rosário.
As homenagens começaram logo cedo com cânticos, louvores e orações que terminaram com a celebração da missa campal, presidida pelo Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Manoel e o show com o padre Joãozinho.
Com o apoio da Prefeitura, a Diocese de Palmeira dos Índios, as homenagens a Frei Damião ocorrem duas vezes no ano. O último domingo de maio e o primeiro domingo de novembro, são sagrados para os fiéis do Frei. As datas são muito especiais para eles, pois marcam o nascimento e morte do Frei Capuchinho.
Sobre Frei Damião
Frei Damião nasceu em 5 de Novembro de 1.898, em Bozzano, na Itália. Ordenou-se sacerdote em 5 de Agosto de 1.931.Faleceu aos 96 anos de idade e levado à sepultura ao som do hino de Nossa Senhora, na Capela de Nossa Senhora das Graças, como era de sua vontade na capital pernambucana, Recife.
Ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste, um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões.
Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621