09/09/2019 19:52:17
Alagoas
Setembro Amarelo: Arapiraca promove “caminhada pela vida” nesta terça (10)
Prefeitura de Arapiraca realiza a “Caminhada pela Vida”, nesta terça-feira (10), a partir das 15h30, nas ruas do Centro
AssessoriaEvento vai acontecer na Praça Luiz Pereira Lima, a partir das 15h30
Assessoria

Com a proposta de sensibilizar e chamar a atenção da população para a Campanha Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Prefeitura de Arapiraca realiza a “Caminhada pela Vida”, nesta terça-feira (10), a partir das 15h30, nas ruas do Centro.

A concentração da caminhada, que é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial do Município, vai acontecer na Praça Luiz Pereira Lima, a partir das 15h30. De lá, as pessoas seguem pelas ruas do centro, até o Mercado do Artesanato, na Praça Ceci Cunha. A sugestão é para que o participantes usem roupas na cor amarela ou branca, símbolos da campanha pela vida.

“A temática do suicídio ainda é cercada de grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, devido ao preconceito e/ou falta de informação. Por isso a importância de levar a campanha para espaços públicos e estimular a participação da sociedade na campanha de valorização à vida”, destaca Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca

Dados OMS

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. E segundo o site da campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil. Os índices fortalecem a proposta de trabalhar a prevenção, a partir de campanhas educativas.

“As pessoas precisam perder o medo de falar sobre o suicídio. O compartilhamento de informações ajudam a dar visibilidade a temática e estimulam o diálogo e a conscientização sobre problema e as formas de ajuda”, destacou a psicóloga e coordenadora Cledja Almeida, que ainda acrescentou: “A campanha é executada em setembro, mas a temática da prevenção do suicídio é trabalhada o ano inteiro, através da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.

O Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado em 10 de setembro.

Na programação da Prefeitura, além da “Caminhada pela Vida”, há ações sendo intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde, escolas, espaços públicos e órgãos municipais. No dia 26 de setembro, o Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ficsmad), que acontece mensalmente, a partir das 8h, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), vai trabalhar a temática “Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.