A Defesa Civil de Alagoas divulgou, nesta terça-feira (20), um novo boletim sobre os impactos das fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de semana. Segundo o relatório oficial, 377 pessoas foram afetadas, das quais 76 estão desabrigadas e 301 desalojadas, distribuídas em sete municípios alagoanos. Apesar da situação crítica, até o momento não há registro de vítimas fatais.
As cidades atingidas são Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira, Pilar, Rio Largo e São Luís do Quitunde. Maceió lidera o número de desalojados, com 96 pessoas forçadas a deixar suas casas. Já Pilar concentra o maior número de desabrigados, com 20 pessoas.
Veja abaixo o detalhamento:
Coqueiro Seco: 8 desabrigados e 12 desalojados
Maceió: 8 desabrigados e 96 desalojados
Marechal Deodoro: 16 desalojados
Paripueira: 12 desabrigados e 46 desalojados
Pilar: 20 desabrigados e 40 desalojados
Rio Largo: 75 desalojados
São Luís do Quitunde: 28 desabrigados e 16 desalojados
Em entrevista, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, alertou para o risco contínuo em função das chuvas intensas e do solo encharcado. “Alagoas está em situação de risco. Estamos em alerta máximo devido às fortes chuvas, que devem se intensificar, exigindo nossa atenção redobrada. Temos várias barreiras encharcadas e a possibilidade de alagamentos e novos desabrigados. É importante manter a integração das forças de segurança para atender às necessidades da população”, afirmou.
Previsão do tempo
A previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar com intensidade, principalmente na Região Metropolitana e na zona da Mata alagoana, durante o dia e a noite desta terça-feira. A expectativa, segundo o coronel Moisés Melo, é de que haja uma diminuição gradual do volume de chuvas a partir da manhã da quarta-feira (21), com tendência de estabilização até sexta-feira. No entanto, o coordenador alertou para o risco de novas frentes frias, típicas do período de inverno, que podem agravar a situação em locais onde o solo já está saturado.
Ação coordenada com órgãos públicos
Na manhã desta terça, a coordenadoria estadual da Defesa Civil realizou uma reunião com representantes de órgãos estaduais e federais para alinhar estratégias de resposta a desastres naturais. O encontro visou reforçar a articulação entre os setores envolvidos e otimizar as ações de prevenção, resgate e assistência às vítimas.
“Além do monitoramento, é extremamente importante a comunicação. Por isso temos um grupo com todos os integrantes do Conselho Estadual de Defesa Civil. A qualquer momento, todos poderão ser reconvocados, levando informações, suprimentos e salvaguardando a vida de todos que necessitem”, destacou o coronel.
Contato e assistência
A Defesa Civil continua monitorando a situação e prestando assistência às famílias atingidas. A população pode entrar em contato para emergências ou informações pelo telefone (82) 3315-2843 ou pelo e-mail [email protected].
A orientação é que moradores de áreas de risco redobrem a atenção, acompanhem os alertas meteorológicos e sigam as instruções dos órgãos oficiais para garantir a segurança de todos.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621