Nesta quarta-feira (28), ASA recebe o Internacional em Arapiraca, às 20h, pela 1ª fase da Copa do Brasil. Com a emoção batendo forte no peito e a expectativa nas alturas, torcedores do ASA formaram uma fila na manhã desta quarta-feira (28), em frente ao Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, para conseguir realizar a compra dos ingressos.
Os valores dos ingressos variam entre R$ 40 e R$ 100, com possibilidade de meia-entrada. Apesar de os preços mais caros, a expectativa é por um bom público.
O alvinegro se classificou para a competição por ter sido vice-campeão estadual no ano passado, perdendo na finalíssima para o CRB.
Há pouco mais de 20 anos, o "Fantasma" ganhou notoriedade por todo o país ao conseguir sua maior façanha a nível nacional.
Em 2002, o ASA eliminou ninguém menos que o Palmeiras do técnico Vanderlei Luxemburgo na 1ª fase da Copa do Brasil – e tendo que fazer partidas de ida e volta.
No 1º jogo, em Arapiraca, a equipe alvinegra ganhou por 1 a 0, em um resultado que por si só já foi histórico.
Já na volta, no Parque Antarctica, a equipe alagoana atuou com um a menos desde os 15 do 2º tempo, mas perdeu "só" por 2 a 1 e avançou pelo critério do gol marcado fora de casa.
Na ocasião, foi a 1ª vez que o Verdão caiu ainda no estágio inicial da maior competição mata-mata do país.
A equipe paulista deixou o campo vaiada pela torcida, enquanto Luxemburgo foi xingado insistentemente de "burro" pelos palestrinos.
A trajetória do ASA naquela competição não seria longa, já que o clube foi eliminado logo na fase seguinte pelo Confiança, de Sergipe.
No entanto, a façanha histórica conseguida pelo "Fantasma" segue no folclore do futebol nacional até hoje.
Como está o ASA?
Mais de duas décadas depois do feito, o ASA hoje busca voltar ao protagonismo no futebol nacional.
Após o grande feito sobre o Palmeiras, os anos 2000 foram de muitas glórias para o time de Arapiraca, que conquistou alguns de seus maiores títulos nesse período.
No embalo da classificação sobre o Verdão, a equipe foi campeã do Alagoano em 2003, 2005 e 2009.
A nível nacional, o ASA ainda se destacou por chegar à final do Campeonato Brasileiro da Série C de 2009, mas acabou com o vice para o América-MG.
Na transição da década, o "Fantasma" ainda experimentou outros sabores doces, como o título alagoano de 2011 e o vice da Copa do Nordeste de 2013.
Todavia, como acontece com muitos clubes, o time alvinegro encarou um "efeito gangorra" no Brasileirão, subindo e descendo entre as Série B, C e D.
Atualmente, o ASA segue na elite do Alagoano, ocupando no momento a 2ª posição geral do Estadual, com 11 pontos, e classificado para as semis.
No último final de semana, o clube usou um time misto e empatou por 2 a 2 com o Murici, em casa, pela 6ª rodada.
No Brasileiro, porém, a equipe está na Série D, e terá que remar forte para conseguir novamente um acesso para a 3ª divisão nacional.
Contra o Inter, nesta quarta, a esperança é conseguir derrubar mais um gigante, como aconteceu com o Palmeiras, em 2002, principalmente para garantir o valioso PIX pago pela CBF pela classificação à 2ª fase da Copa do Brasil.
"Nós temos que jogar como nunca jogamos. Os atletas têm que botar na cabeça de dar o seu melhor. É um jogo que todo mundo vai estar vendo, o Brasil todo. Até para os atletas, é uma situação muito boa, poderemos fazer uma situação de vencer essa grande equipe", disse o técnico Rodrigo Fonseca.
"O Inter é umas das melhores equipes do futebol brasileiro, campeã mundial, campeã da Libertadores. Sabemos das dificuldades, mas os atletas, com muito empenho e muita determinação, eu creio que se estiver todo mundo num dia bom, podemos colher um bom resultado", finalizou.
Prováveis escalações
Uma provável equipe do ASA para enfrentar o Inter é com Bruno Pianissola, Rômulo (Jan Pieter), Bennê, Roni Lobo; Paulinho, Allef, Wescley, Didira e Gabriel; Keliton e Flavio Souza.
Já o provável time do Inter é com: Anthoni; Bustos, Vitão, Robert Renan e Renê; Aránguiz, Mauricio, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Lucas Alario.
Arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou recentemente a arbitragem para ASA x Internacional. Bráulio da Silva Machado, árbitro FIFA, de Santa Catarina, apita a partida. Ele será auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Thiaggo Americano Labes, ambos de Santa Catarina.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621