22/02/2024 17:59:43
Alagoas
Tornado assusta moradores e deixa rastro de destruição em Estrela de Alagoas
Pelo menos três casas tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas na zona rural
InternautaCasas tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas na zona rural de Estrela de Alagoas
Todo Segundo

Moradores do Sítio Lajeiro dos Nicácios, zona rural de Estrela de Alagoas, Sertão do Estado, se depararam com uma cena impressionante na tarde desta quinta-feira (22), uma espécie de redemoinho passou pelo local e deixou um rastro de destruição. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Todo Segundo, junto a pessoas da região, pelo menos três casas da comunidade tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas. Os moradores conseguiram deixar os imóveis há tempo e se refugiaram nas casas dos vizinhos.

As imagens feitas por moradores mostram o funil tocando no chão e se trata de um tornado, segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e que pode está ligado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente.

"O fenômeno que aconteceu nesta tarde em Estrela de Alagoas pode ser uma célula funil que acontece em nuvens muito convectivas, também chamadas de super células. O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico.

O que é um VCAN? Vortice Ciclonico em Altos Níveis, basicamente um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera", explicou a meteorologista da Semarh, Anna Bárbara Coutinho.

Até a publicação desta reportagem, a prefeitura de Estrela de Alagoas não havia se pronunciado sobre a questão de assistências as famílias que ficaram desabrigadas.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.