Moradores do Sítio Lajeiro dos Nicácios, zona rural de Estrela de Alagoas, Sertão do Estado, se depararam com uma cena impressionante na tarde desta quinta-feira (22), uma espécie de redemoinho passou pelo local e deixou um rastro de destruição. Ninguém ficou ferido.
De acordo com informações apuradas pelo Portal Todo Segundo, junto a pessoas da região, pelo menos três casas da comunidade tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas. Os moradores conseguiram deixar os imóveis há tempo e se refugiaram nas casas dos vizinhos.
As imagens feitas por moradores mostram o funil tocando no chão e se trata de um tornado, segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e que pode está ligado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente.
"O fenômeno que aconteceu nesta tarde em Estrela de Alagoas pode ser uma célula funil que acontece em nuvens muito convectivas, também chamadas de super células. O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico.
O que é um VCAN? Vortice Ciclonico em Altos Níveis, basicamente um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera", explicou a meteorologista da Semarh, Anna Bárbara Coutinho.
Até a publicação desta reportagem, a prefeitura de Estrela de Alagoas não havia se pronunciado sobre a questão de assistências as famílias que ficaram desabrigadas.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621