DivulgaçãoA cada 10 jovens brasileiros, seis sofreram assalto Todo SegundoJornal da Band Uma pesquisa feita com mais de 18 mil jovens de 15 a 26 anos em todo o país mostra que 60% já foram vítima de assalto ou tentativa de roubo.
Já 23% afirmam já ter passado por esse tipo de situação mais de uma vez. Segundo o índice de progresso social de uma ONG norte-americana, o Brasil é o 11º país mais perigoso do mundo.
Entre os 132 países pesquisados, o Iraque está no topo do ranking da insegurança. Aos 19 anos, André Gonçalves já foi assaltado quatro vezes. A maioria durante o dia. Quem já foi vítima da violência, vive com o trauma.
“Você fica com um receio dependendo da ocasião. Se eu vejo um motoqueiro passando perto de mim e desacelerando, eu já fico mais alerta”, diz.
Para especialistas, os jovens estão mais expostos por estarem começando a andar sozinhos e também por saírem muito à noite.
“O jovem é a principal vítima porque precisa sair para trabalhar, estudar e, inclusive, se divertir”, explica o vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Renato Sérgio de Lima.