DivulgaçãoANS suspende venda de 35 planos de saúde Todo SegundoDo R7
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou a suspensão da comercialização de 35 planos de saúde de sete operadoras em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento, recebidas nos últimos três meses do ano passado.
A medida passa a valer a partir do dia 17 deste mês, e faz parte do monitoramento periódico realizado pela agência. De acordo com a ANS, a ação é um instrumento "para garantir o correto atendimento aos beneficiários dentro dos prazos".
Na lista de operadoras de saúde que tiveram planos com a comercialização suspensa aparecem a Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (4), Saúde Sim LTDA (5), Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas (3), Unimed-Rio (18), Operadora de Planos de Saúde Serra Imperial LTDA (1), Ecole Serviços Médicos LTDA (2) e Associação Santa Casa Saúde de Sorocaba (2).
Os planos de saúde suspensos possuem juntos cerca de 230 mil beneficiários. Segundo a ANS, estes clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito e permanecem protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver seus problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. O órgão governamental afirma que recebeu 16.169 reclamações em seus canais de atendimento entre os meses de outubro e dezembro de 2016.
A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Santa Cruz Coelho, afirma que "a medida tem se mostrado eficaz especialmente quando evitamos, por meio da suspensão, o ingresso de novos consumidores em planos que não estão atendendo seus clientes de forma satisfatória".
— Agindo preventivamente, alertamos as operadoras para a urgência na adoção de medidas para a melhoria da assistência prestada.
Paralelamente, à suspensão, 10 operadoras poderão voltar a comercializar 46 planos de saúde que estavam com as vendas barradas. De acordo com a ANS, isso vai acontecer porque houve "comprovada melhoria no atendimento aos beneficiários". Outras três operadoras tiveram reativação parcial.
Veja a relação de planos que tiveram a comercialização suspensa:Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima- Univida Coletivo por adesão I Apto - com obstetricia
- Univida Coletivo por adesão I Enf - com obstetricia
- NOVO UNIVIDA II - ENFERM
- UNIVIDA EMPRESARIAL III – ENFERM
Saúde Sim LTDA- Sim Classico Emp R1 ASC
- Sim Mais Ade R1 ESC
- Sim Classico Ade R1 ESC
- Super Sim I Ade R1 ESC
- Sim Mais Emp R1 ESC
Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas- OPALA
- PRIME
- PLANO LÁPIS-LAZÚLI
Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Medico do Rio de Janeiro- Unimed Delta
- Unimed Beta
- UniPart Alfa
- UniPart Delta
- Unimed Personal Quarto Privativo
- UniPart Personal Quarto Coletivo
- Unimed Beta 2
- Unimed Alfa 2
- Unimed Delta 2
- Unimed Alfa 2
- Unimed Alfa 2 Dental
- Unimed Beta 2
- Unimed Beta 2 Dental
- UniPart Alfa 2
- Unipart Alfa 2 (0114)
- Unimed Alfa 2 (0114)
- Unimed Alfa 2 Dental (0114)
- Unimed Beta 2 (0114)
Operadora de Planos de Saúde Serra Imperial LTDA- LIGHT AMBULATORIAL C/ COPARTICIPAÇÃO
Ecole Serviços Médicos LTDA- Ecole Básico
- AMR Individual/Familiar Bronze
Associação Santa Casa Saúde de Sorocaba- Santa Casa Saúde-S/Franquia-Mod.Standart-RN
- Santa Casa Saúde-C/Franquia-Mod.Master-RA