20/02/2018 00:01:30
Brasil
Câmara atinge quórum para votar intervenção federal no Rio
Sessão começou com pouco mais de 100 deputados no plenário e está sendo acompanhada pelo ministro da Defesa
DivulgaçãoCâmara atinge quórum para votar intervenção federal no Rio
Todo SegundoComeçou na noite desta segunda-feira (19) a sessão plenária da Câmara para apreciar o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro. A sessão já atingiu o quórum mínimo de 257 parlamentares no plenário e está sendo acompanhada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Parlamentares se revezam na tribuna a favor e contra a medida anunciada na sexta-feira passada pelo presidente Michel Temer. A relatora Laura Carneiro (MDB-RJ) é aguarda para iniciar a leitura do parecer favorável à intervenção.

Laura disse que na eventualidade de outros Estados pedirem os mesmos recursos no orçamento de 2019, o tema poderá ser discutido diretamente com o governo ou na CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso. Ela defende que o Rio tenha hoje essa garantia financeira, já que 96% dos recursos estaduais para a área de segurança é gasto com o pagamento de salários de servidores.

A deputada disse que apesar de ser uma medida de exceção, o Rio está em uma espécie de "UTI" e que essa é a última esperança para a população fluminense. "Será que tem algum Estado onde o Estado não consegue entrar numa área? Existe algum outro?", questionou.

O presidente Michel Temer decidiu, no início da madrugada desta sexta-feira (16), decretar intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O Exército passará a ter responsabilidade sobre as polícias, os bombeiros e a área de inteligência do Estado, inclusive com poder de prisão de seus membros.

Do Estadão Conteúdo

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.