DivulgaçãoComissão aprova parecer e Dilma pode ser afastada na quarta Todo SegundoDa BandA comissão especial do impeachment no Senado aprovou o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) contra a presidente Dilma Rousseff, por 15 votos a 5, no início da tarde desta sexta-feira (6).
No relatório, Anastasia recomendou a abertura do processo, já que, no seu entender, a denúncia contra Dilma está de acordo com a Constituição, porque constam na peça jurídica indícios consistentes das chamadas "pedaladas fiscais".
Agora, o processo segue para ser apreciado em plenário no Senado, que deve realizar uma votação sobre o tema na próxima quarta-feira (11). Se por maioria simples – 41 votos - os parlamentares decidirem que a denúncia deve ser julgada, Dilma é afastada por 180 dias e o vice Michel Temer (PMDB) assume a Presidência da República.
Neste período, com o comando do Executivo, Temer poderá montar o seu governo, indicando novos ministros e outros cargos.
A comissão especial do impeachment do Senado continua o seu trabalho, desta vez analisando o mérito do processo de impeachment e a culpa ou não da presidente da República. A previsão é que o julgamento final de Dilma Rousseff aconteça por volta de setembro.