AssessoriaCorpo de Bombeiros Militar de Alagoas comemora 67 anos nesta segunda Todo SegundoDa AssessoriaNesta segunda-feira, 1° de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) celebra o aniversário de 67 anos da corporação. Às 8h, na recepção do Quartel do Comando Geral, será realizada uma celebração de louvor e agradecimento. O evento contará com a presença do comandante-geral, coronel Gláucio Alcântara, e será conduzido pelos capelães capitão Arthur e capitão Judá.
O evento marca a celebração da fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, criado como órgão da Polícia Militar, pela Lei nº 1.348 de 29 de novembro de 1947, sancionada pelo então governador Silvestre Péricles. Na ocasião, será servido um café da manhã para os militares e para a imprensa.
HistóricoEm 29 de novembro de 1947, o governador do Estado de Alagoas Silvestre Péricles de Góes Monteiro criou, na Polícia Militar, uma Formação de Bombeiros destinada à extinção de incêndios e salvamento de vidas e haveres, no município da capital, com 37 bombeiros.
Em 31 de maio de 1960, a Lei nº 2.231 transformou a então Formação de Bombeiros em companhia, com um efetivo de 127 homens. Em 20 de outubro de 1970, a Lei nº 3.116 transformou a Companhia de Bombeiros em Corpo de Bombeiros, com um efetivo de 177 homens, inclusive seis oficiais.
Em 29 de dezembro de 1975, a Lei nº 3.541 deu nova Organização Básica à Polícia Militar de Alagoas e, consequentemente, ao Corpo de Bombeiros, reorganizando seu quadro e aumentando o efetivo, obedecendo, assim, às novas diretrizes da Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM).