De acordo com a pesquisa realizada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), publicada nesta sexta-feira (24), 74% dos municípios brasileiros não registraram óbitos por covid-19 entre 20 e 23 de setembro, o equivalente a 1.830 localidades das 2.461 que fizeram parte do levantamento. Deste total, apenas 5% registraram aumento das mortes.
Quanto aos novos casos confirmados, 25% dos municípios não registraram novas infecções, 30% tiveram estabilidade, 24% queda e 17% aumento.
Além disso, a pesquisa mostrou que cerca de 63% dos municípios brasileiros já estão vacinando adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, outros 37% estão imunizando pessoas entre 18 e 24 anos e apenas 1% está vacinando acima dessa faixa etária.
Segundo o CNM, 75% dos estados mantiveram a vacinação em adolescentes, contrariando a nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde em 16 de setembro, que orientava a não inclusão desse grupo na campanha de vacinação. A pasta voltou a recomendar a vacinação do grupo na última quinta-feira (23).
Sobre a aplicação da dose de reforço em idosos, 60% das cidades já deram início à recomendação e, entre os que ainda não iniciaram, 84% dos gestores afirmaram que estão organizando a aplicação da dose extra.
De acordo com a pesquisa, cerca de 78% dos municípios já deram início ao retorno das aulas presenciais, sendo que em 23% ao menos uma turma foi suspensa em função de casos de covid-19.
Falta de imunizantes
Cerca de 21% dos municípios ficaram sem vacina disponível nesta semana, sendo que 45% relataram falta de imunizantes para a primeira dose e 70% para completar o esquema vacinal da população; a segunda dose da AstraZeneca esteve em falta em 96% dessas localidades.
Variante Delta
A variante Delta foi encontrada em 13% dos municípios que participaram da pesquisa. A fim de evitar a transmissão de novas cepas, 43% dos municípios ainda adotam medidas restritivas, e 10% exigem comprovante de vacinação para frequentar espaços coletivos.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621